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terça-feira, 21 maio, 2024

Consumo do capixaba nas classes C e D é o que mais cresce país

Uma pesquisa identificou que o consumo nas classes C e D no Espírito Santo cresceu 20,9% na variação mensal

Por Amanda Amaral

O consumo das classes C e D cresceu 20,9% no Espírito Santo na comparação entre os meses de julho e junho deste ano. O destaque foram os gastos com companhias aéreas, com alta de 111%.

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Também foram observadas altas nos setores de Prestadores de Serviços (68%), Hotéis e Motéis (32%), Rede Online (30%), Supermercado (18%), Serviços (18%) e Restaurante (17%).

Em contrapartida, os setores que apresentaram queda no período foram Telecomunicação (-53%), Diversão e Entretenimento (-36%), Automóveis e Veículos (-16%), Lojas de Roupas (-15%), Combustível (-14%), Drogaria/Farmácia (-9%), Lojas de Artigos Diversos (-6%) e Transporte (-6%).

Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, uma fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica. O levantamento é realizado mensalmente para traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo.

Média do País

O consumo das classes C e D no Brasil aumentou 8% em julho e junho deste ano, de acordo com a Superdigital. Atrás do Espírito Santo entre os entes federados com maior elevação, está Mato Grosso (19,6%).

Consumo do capixaba nas classes C e D é o que mais cresce país
Para Luciana Godoy, CEO da Superdigital, o consumo das famílias apresentou melhora em julho. Foto: Divulgação

Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram aumento no consumo, com o Norte impactando mais no resultado (11,5%). Nas demais regiões, o Centro-Oeste fechou com alta de 9,4% no consumo, seguido do Sudeste (8,4%), Sul (8,3%) e Nordeste (6,6%).

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que “o consumo das famílias mostrou uma melhora em julho e esperamos que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do novo auxílio será efetuado a partir de agosto”, afirma a executiva.

Setores em destaque

Os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram Supermercados (12%), Restaurantes (12%), Prestadores de Serviços (6%), Transportes (4%) e Lojas de Artigos Diversos (45). Já os setores que mostraram quedas no consumo foram de Rede Online (-12%) e Roupas (-4%).

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (38,8%), seguido de Restaurante (13,7%), Lojas de Artigos Diversos (10,2%), e Combustível (6,8%).

Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de junho.

Com informações da Superdigital. 

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