De acordo com a FGV, o índice aumentou 0,6 ponto de novembro para dezembro deste ano
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou um aumento 0,6 ponto de novembro para dezembro deste ano. Desta forma, o índice chegou a 93,8 pontos. Esse é o maior nível desde abril de 2014 (96 pontos).
O resultado é proveniente das avaliações dos consumidores que acreditam que o país passa por um novo momento. A satisfação com a situação atual da economia foi o componente que mais contribuiu para a alta, registrando 2,8 pontos a mais.
Já o Índice de Expectativas, após atingir o máximo histórico no mês anterior, teve uma queda de 0,8 ponto, passando para 105,6 pontos. O principal motivo para a queda foi o recuo de 2,8 pontos no otimismo em relação à situação financeira da família nos meses seguintes.
A pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt, disse que esse é o resultado de várias ações positivas realizadas ao longo de 2018. “O consumidor percebe a queda da inflação, as taxas de juros estáveis, um acesso maior ao crédito e uma maior oferta de emprego”, afirmou.
Apesar do otimismo dos consumidores, os índices de endividamento continuam elevados.
*Da redação com informações da Agência Brasil