27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Como se recuperar da dor muscular após o treino? Veja as dicas da educadora física

Nos primeiros dias de quem começa a praticar atividade física, uma coisa é certa: a dor muscular pós-treino

Por Paula Bourguignon

Até o corpo, e principalmente os músculos, se acostumarem com o novo estilo de vida, no dia seguinte, subir uma escada, por exemplo, se torna quase uma missão impossível.

- Continua após a publicidade -

A educadora física da academia Razões do Corpo Bárbara Gomes explica que essa dor é muito comum e normal. “Quando treinamos com uma carga acima da que estamos acostumados ou com um estímulo diferente, que pode ser uma série nova, geramos microlesões na musculatura, que é algo já esperado. O recomendado é continuar a praticar exercícios físicos regularmente, ou seja, malhar é o melhor remédio para as dores musculares”.

Bárbara fala ainda que um bom alongamento é importante para aquecer o corpo antes do treino. “Outra dica de como prevenir a dor muscular pós-treino é fazer uma refeição saudável após o exercício. Escolha alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como carnes magras, que podem ajudar a reparar os músculos, ajudando a reduzir a dor”.

E finaliza: “Converse com o seu instrutor para que a exigência dos músculos durante o exercício aconteça de forma gradual. Permitir que os músculos se adaptem aos novos movimentos deve ajudar a minimizar a dor.”

Como se recuperar da dor muscular após o treino? Veja as dicas da educadora física
A educadora física da academia Razões do Corpo Bárbara Gomes, dá algumas dicas e orientações. Foto: Arquivo pessoal.

O que fazer após o treino?

Alongamento: Após cada sessão de treino, realize um programa de alongamento rápido e fácil. Isso ajuda a reduzir qualquer rigidez muscular sentida imediatamente após a corrida, e a recuperação muscular ocorrerá mais rápido.

Banho de água fria ou morna: Após o treino tome uma ducha de 30-40 segundos, alternando entre água bem fria e água morna. Repita o processo 5ª 8 vezes. A água gelada impede que os músculos apresentem dor muscular. Já a água morna aprimora a circulação sanguínea e relaxa os tendões e os músculos.

Alimentação: Tente reabastecer as reservas do seu corpo logo após o treino. Seja ágil na reposição! O corpo precisa de energia para se recuperar. Uma boa combinação de proteínas e carboidratos complexos, como os contidos nos produtos integrais, alavancam o processo de recuperação.

Sono: Evidentemente, o método de recuperação mais eficaz é dormir. Todos os estímulos do treino serão processados durante o sono. Pequenos danos aos tecidos serão reparados, ocorrerá desenvolvimento muscular, além da total restauração do corpo e da mente. É durante o sono que se ganha músculos! Dependendo da intensidade do treino, tente dormir 7 a 8 horas por noite.

Gelo ou compressas frias: O gelo é um grande aliado da dor pós treino pois ele impede danos musculares mais graves e, ao mesmo tempo, acelera a recuperação das microlesões.

Por isso, sempre que sentir algum tipo de dor muscular depois do treino, é super importante fazer o uso de compressas frias ou gelo envolto de um pano, colocando na região dolorida por cerca de 10 a 15 minutos, algumas vezes ao dia.

Quanto tempo dura

A dor do pós-treino costuma aparecer em uma janela de tempo bem próxima ao esforço físico. Ela pode surgir de 4 a 6 horas depois do treino.

No entanto, ela tende a aumentar com o tempo, atingindo um pico entre as 24 e 48 horas posteriores ao exercícios. Em alguns casos, ela pode persistir por 3 a 5 dias, porém vai sempre depender do perfil de cada pessoa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA