Especialista do Ibef-ES esclarece principais pontos para “investidores de primeira viagem”
Por Anderson Neto
A princípio, investir seu dinheiro além da poupança pode parecer complicado. Mas atualmente é uma das melhores formas de construir um patrimônio e garantir um futuro financeiro sólido.
Antes de dar os primeiros passos no mundo dos investimentos é importante entender alguns pontos fundamentais, como seus objetivos pessoais, seu perfil de investidor, entre outros. O conselheiro do Comitê de Finanças do Ibef-ES, Marcel Lima, explica o que fazer para investir com segurança e rentabilidade.
1 – Saiba de onde vem o dinheiro
Todo investimento gera retorno financeiro a partir de alguma operação específica. Se essa operação não estiver clara para você, isso é um mau sinal. Procure se informar sobre os principais investimentos do mercado antes de dar o primeiro passo.
- Abras aponta queda de 4,25% no consumo de brasileiros em fevereiro
- Banco do Nordeste faz seminário sobre benefício fiscal do imposto de renda
2- Entenda como investir
Nunca invista em algo que você não entenda. Adquirir conhecimento sobre investimentos é uma das formas mais eficientes para mitigar os riscos no mercado financeiro. Você não precisa ser um expert, mas um bom começo é fugir das promessas de dinheiro fácil.
3 – Consulte um profissional
Procure sempre um profissional do mercado. Assessores de investimento e consultores certificados desempenham um importante papel na conquista dos objetivos financeiros dentro do perfil de cada pessoa. Isso poderá encurtar seu caminho para o conhecimento mínimo necessário para a realização de bons investimentos.
4 – Conheça seu perfil
Não ignore o seu perfil de investidor. Cada um terá uma tolerância ao risco diferente e isso refletirá diretamente nesse perfil. Uma forma simples de conhecer o seu é preenchendo o formulário de abertura de conta em corretoras de valores e conversando com um especialista em investimentos.
5 – Diversifique os investimentos
Mesmo com todo o conhecimento do mundo, ninguém pode ter certeza sobre os resultados de um investimento. Na prática, não coloque todos os ovos na mesma cesta. Informe-se com um consultor sobre os ativos e oportunidades de ganho que tragam boa rentabilidade sem te assustar.