O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) foi visitado, na última sexta-feira (11), por uma comitiva com representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo (TRE-ES) e da Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES).
A finalidade da visita foi obter uma maior dimensão sobre o funcionamento do Data Center do Estado, sob a responsabilidade do Instituto e inaugurado em outubro de 2010. Os visitantes estiveram na sala cofre que possui 159 m² e protege os equipamentos eletrônicos de fumaça, água, fogo, vandalismo, pequenos desmoronamentos e roubos.
Estiveram presentes o presidente do TRE-ES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, e o procurador-geral do Estado, Rodrigo Marques de Abreu Júdice. Eles estiveram acompanhados do presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, e da diretora Técnica, Sylvia Abaurre.
Também foram apresentadas a sala colocation – espaço destinado para que servidores de outras instituições estatais estejam hospedados – e a sala de controle, onde está instalado o vídeo wall composto por três monitores de LCD com 87 polegadas. O dispositivo verifica o funcionamento dos computadores, servidores, instrumentos de combate a incêndio e os demais equipamentos do Data Center.
Segundo o desembargador Feu Rosa, as instalações do Data Center impressionam. “Percebi que essa obra não focou apenas a questão da infraestrutura e dos equipamentos, mas também priorizou o lado humano. Houve empenho dos funcionários do Prodest para essa nova conjuntura ser uma realidade”, enfatiza
O presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, destaca que o Data Center está cada vez mais preparado para receber equipamentos de instituições governamentais. “Temos um dos ambientes de segurança da informação mais modernos do País. Isso nos credencia a atender a demanda com um elevado nível de eficiência”, analisa.