Os setores de maior destaque são os supermercados e os hipermercados, além das lojas de vestuário, calçados e acessórios
Marco Antonio Antolini
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) estima para o estado, este ano, faturamento de R$ 1,4 bilhão nas vendas relativas ao Natal, o que aponta crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período de 2022. No País, a estimativa é de R$ 69 bilhões, aumento de 5,6%.
De acordo com a instituição, os setores de maior destaque são os supermercados e os hipermercados, que vão responder por 40% desse faturamento. Na sequência, com 34%, aparecem as lojas de vestuário, calçados e acessórios, muito procurados neste período em função dos presentes das festas natalinas.
As informações da Fecomércio-ES têm como como base os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Outra pesquisa, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todo Brasil, revelou que 81% dos entrevistados pretendem dar presentes neste Natal, sendo que cada um deve dar quatro presentes em média, cujo valor unitário é de R$ 138,00.
Emprego
Para o comércio, o Natal é a melhor data do ano e também a mais esperada, quando há um crescimento não só nas vendas, como também na geração de emprego. A estimativa da Fecomércio-ES é que cerca de 6 mil vagas de empregos temporários estão sendo criadas no Espírito Santo até o fim do ano e que pelo menos 12% (720) sejam efetivados. Além do Natal, a expectativa é que as vendas continuem, em janeiro e fevereiro, impactando os setores de serviços e turismo.
A Fecomércio-ES representa 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo (Com informações da Assessoria de Comunicação da Fecomércio-ES).