21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Coletivo inaugura primeira galeria em bairro periférico do ES

Nomeada “A Margem” o espaço é fruto de um projeto da Belas Artes Projetos Culturais será inaugurada no bairro Cricaré, em São Mateus.

Por Munik Vieira

A primeira galeria de artes da periferia do Espírito Santo será inaugurada no dia 7 de agosto. Com objetivo de levar arte e cultura para o público do Vale do Cricaré, a galeria A Margem é fruto de um projeto da Belas Artes Projetos Culturais.

- Continua após a publicidade -

O espaço foi criado para dar visibilidade a artistas locais e da região, por meio da exposição de suas obras e terá visitação guiada de acordo com agendamento, para cumprimento das medidas de segurança estabelecidas pela OMS.

“A vida em arte flui. Na beira do rio estamos e como ele não estagnamos. Assim como as águas no rio, circulamos com a arte por nossas paredes. A margem do rio estamos e levados por sua correnteza seguiremos lutando, levando arte e cultura àqueles que muitas vezes são afastados pela sociedade. Além de visar oportunidades para artistas locais, a galeria ‘A margem’ visa aproximar a comunidade e levar a ela arte e cultura. A sede da Belas Artes é vizinha a duas escolas do bairro o que possibilitará aos professores e alunos excursões para visitação gratuita das peças expostas, agregando o ensino-aprendizagem dos alunos do bairro e região.”, avalia Marcelo Oliveira, diretor da galeria A Margem.

Coletivo inaugura primeira galeria em bairro periférico do ES
Foto: Divulgação

Com pouco acesso a atividades culturais, a galeria é uma visão concebida sob a coordenação de Gabriel Moura, e direção de Marcelo Oliveira. Os artistas interessados em expor seus trabalhos podem entrar em contato com a coordenação para agendamentos. A galeria conta com a fotógrafa residente Raphaiane Costa, e com o cinegrafista residente, Alif Ferreira.

O Belas Artes Projetos Culturais é uma escola mateense de dança, que apresenta aulas de Baby Class, Ballet, Ballet Rítmico, Jazz, Street Dance, Sapateado, Afro e Dança Contemporânea. Por meio do projeto C.R.I.A, Coletivo Regional de Iniciação Artística, contemplado pela Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Cultura do Espírito Santo, o local também oferece cursos para jovens em funções da área visual: gravação, fotografia, edição de imagens, entre outros.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -