24.6 C
Vitória
sábado, 30 maio, 2020

Coaf no Banco Central oficialmente

Leia Também

É preciso suplementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação

Além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Campanha visa a arrecadar alimentos para ajudar pessoas em situação de rua

Ao todo, serão entregues 150 almoços, com suco, água e sobremesa, e também um kit de higiene às pessoas em situação de rua.

Órgão passará a se chamar Unidade de Inteligência Financeira e terá ‘autonomia técnica e operacional’

Coaf no Banco Central. O Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf) do Ministério da Economia foi transferido oficialmente ao Banco Central. A Medida Provisória foia ssinada pelo presidente Jair Bolsonaro na noite de ontem e publicada na manhã de terça-feira (20).

A transferência havia sido anunciada por Bolsonaro no começo do mês como saída para retirar o órgão “do jogo político”. Dias antes, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, havia suspendido o compartilhamento de dados do órgão feito sem autorização judicial.

Em entrevista ao Estado, o presidente do Coaf, Roberto Leonel, que deixará o cargo, criticou a decisão. Ele havia sido indicado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, a quem o Coaf era subordinado.

Coaf no Banco Central 

O órgão passará a se chamar Unidade de Inteligência Financeira. “O novo ente será vinculado ao Banco Central do Brasil e responderá à Diretoria Colegiada do Banco Central, mas não será, exatamente, parte integrante da estrutura do Banco Central do Brasil e terá autonomia técnica e operacional”, disse o governo em nota. Segundo o comunicado, o Ministério da Economia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública “prestarão apoio administrativo” ao órgão num período de transição.

O estrutura organizacional do novo órgão terá um Conselho Deliberativo e um quadro técnico-administrativo. O conselho vai aprovar orientações e diretrizes estratégicas de atuação, além de julgar processos administrativos sancionadores que cabem ao órgão. A atuação dos conselheiros não será remunerada.

Composição do Conselho 

Diferentemente do Coaf, os membros do conselho do novo órgão não precisam ser servidores públicos. Os cargos poderão ser preenchidos por “cidadãos brasileiros com reputação ilibada e reconhecidos conhecimentos em matéria de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo ou ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa”, segundo a medida provisória.

O conselho será composto pelo presidente do órgão e por, no mínimo, oito e, no máximo, 14 membros. E todos escolhidos pelo presidente do Banco Central. Serão remanejados ao novo órgão os cargos em comissão e as funções de confiança que pertenciam ao Coaf. A presidência do conselho deve ser ocupada pelo atual diretor de Supervisão do Conselho, Ricardo Liáo.

A medida provisória estabelece que o órgão será responsável por “produzir e gerir informações de inteligência financeira” e para a “prevenção e o combate à lavagem de dinheiro”. O órgão ainda atuará contra o financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa e promoverá a “interlocução institucional com órgãos e entidades nacionais, estrangeiros e internacionais que tenham conexão com a matéria”, segundo a norma.

Ricardo Liáo

Foto: Reprodução

Atual diretor de supervisão do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o economista Ricardo Liáo já foi foi chefe do

departamento do BC. No Banco central atuava como  responsável pelo combate à lavagem de dinheiro.

Já atuou como representante ou membro de:

  • O Banco Central no Grupo de Trabalho sobre Lavagem de Dinheiro, coordenado pela Centro de Estudos Monetários Latioamericanos (CEMLA).
  • O Banco Central na Subcomissão de Lavagem de Dinheiro no âmbito do MERCOSUL
    Representante do Brasil, no Seminários sobre Lavagem de Dinheiro promovido pelos Bancos Centrais dos Países Membros do Mercosul.
  • Membro da Delegação Brasileira nas Reuniões do GAFI/FATF, em Paris (2000) e Hong-Kong (2002), Reunião Face-to-Face, em Paris (2009), e de Avaliação do Brasil , Holanda (2010) e Roma (2012).
  • Membro da Delegação Brasileira na Reunião do GAFISUD/GAFILAT em Buenos Aires (2002/2015)

Da redação, com informações da Agência Brasil 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade