ES Brasil recomenda lugares para visitar saindo de Vitória e voltando no mesmo dia
Por Mariah Friedrich
Apesar de ser no fim de semana, o capixaba que trabalha na Capital terá dois feriados: Dia da Independência, neste sábado (7), e o aniversário de Vitória, no domingo (8). A oportunidade é boa para conhecer novos lugares no Espírito Santo. Para quem mora no Estado, não é preciso ir muito longe para encontrar boas opções de praias, trilhas e passeios culturais. Para ajudar na escolha, a ES Brasil selecionou seis destinos para visitar com possibilidade de sair de Vitória e retornar para a capital no mesmo dia.
1. Balneário de Iriri
A aproximadamente 1h30m de carro saindo de Vitória (cerca de 88 km), Iriri é um pequeno balneário localizado em Anchieta, sul do Espírito Santo, com praias paradisíacas, que formam um Cartão Postal do chamado Caribe Capixaba, devido a suas águas claras e areia dourada. São 4 praias charmosas em uma extensão de 4 km: Praia dos Namorados, Costa Azul, Santa Helena e Areia Preta.

Um dos lugares mais badalados é a Praia da Areia Preta, com bares, restaurantes, pousadas e quiosques, sendo ideal para dias e noites mais movimentados. Além disso, o pôr do sol nesta praia tem um visual incrível. Na Praia Costa Azul, conhecida por suas águas claras e muito azuis, a diversão também é certa.
2. Pedra Azul
Outra ótima pedida para aproveitar o feriado é o distrito de Pedra Azul, a menos de duas horas de carro saindo de Vitória (cerca de 72km), conhecido por suas paisagens impressionantes, trilhas, piscinas naturais e mirantes. No Parque Estadual de Pedra Azul, os aventureiros têm também a possibilidade de escalar até o topo da Pedra Azul, fazendo o agendamento prévio e utilizando os equipamentos de segurança. Aqueles que não possuem experiência prévia em escalada ou equipamentos adequados devem contratar um guia especializado. Além disso, o lugar possui um circuito de trilhas autoguiadas (sem a necessidade de guias) que permite conhecer os mirantes, piscinas naturais, formações rochosas, vegetação e animais silvestres. A entrada é gratuita.
3. Buda de Ibiraçu
Outra opção interessante para quem deseja relaxar e aproveitar a serenidade da natureza é fazer uma visita a um dos principais cartões postais do Espírito Santo, o Grande Buda localizado no Mosteiro Zen Morro da Vargem.

Para visitar a segunda maior estátua de Buda do Mundo, basta atravessar o portal Torii que leva à Praça onde encontrará, além do monumento gigante, 15 budas menores alinhados em sequência. O local também oferece a serenidade de jardins bem conservados para a contemplação. A distância entre Vitória e o mosteiro é de cerca de 2h de carro (aproximadamente 73 km).


4. Cachoeira de Buenos Aires
Na comunidade de Buenos Aires, em Guarapari, a Cachoeira do Turco (ou do Barbudo), permite apreciar o visual, se refrescar e aventurar nas trilhas do lugar, que fica localizado em uma área particular, na propriedade rural Sítio Nasser, mas que permite acesso a visitantes por uma taxa de R$ 5.
O trajeto de Vitória leva pouco mais de uma hora e meia de carro (cerca de 61 km), acessando o distrito pela Rodovia do Santos Neves e viajando mais 2 quilômetros pela estrada de terra na rua ao lado do Bar e Restaurante do Ademir, o ponto de referência mais conhecido da região. Já no local, é necessário realizar uma trilha que leva cerca de 5 minutos, de dificuldade média. No caminho para a cachoeira, é possível parar no mirante para ver a Pedra do Elefante, que leva o nome por ter o formato do animal.
5. Mirante do Caravaggio e Rua do Lazer
Com várias atrações culturais, naturais e gastronômicas, Santa Teresa é um destino bastante atrativo e procurado também pela sua proximidade da capital, a um trajeto de cerca de 1h40 de carro (aproximadamente 78 km).

Uma boa pedida para passar a tarde é visitar o mirante da a rampa de voo livre do Caravaggio, uma das mais populares e desafiadoras rampas de voo livre do Brasil, com cerca de 915 metros de altura e 300 metros de desnível, localizada a 11 km do centro da cidade. O mirante oferece uma vista panorâmica incrível do vale, proporcionando belas memórias aos visitantes, especialmente durante o pôr do sol.
Além da paisagem de tirar o fôlego, a rampa também oferece uma excelente infraestrutura com banheiros limpos, lanchonete, estacionamento, voos duplos com pilotos credenciados, grama bem cuidada e sinalização clara para orientar e manter o público seguro. O funcionamento acontece aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h e o valor da entrada é de R$ 5 por pessoa. Não é permitida a entrada de alimentos ou bebidas.
Depois de apreciar o pôr do sol imperdível, é possível continuar o passeio na Rua Coronel Bonfim Júnior, conhecida como Rua do Lazer, que é um polo gastronômico com bares, restaurantes e cafeterias em construções coloridas e charmosas com mesas na calçada.
*Matéria publicada originalmente em 14 de novembro de 2023.