25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Cinco destinos para conhecer em um dia no feriado no ES

ES Brasil recomenda lugares para visitar saindo de Vitória e voltando no mesmo dia

Por Mariah Friedrich

Com mais um feriado se aproximando nesta quarta (15), os capixabas e turistas têm a oportunidade de conhecer novos lugares no Espírito Santo. Para quem mora no Estado, não é preciso ir muito longe para encontrar boas opções de praias, trilhas e passeios culturais. Para ajudar na escolha, a ES Brasil selecionou seis destinos para visitar com possibilidade de sair de Vitória e retornar para a capital no mesmo dia. 

- Continua após a publicidade -

1. Balneário de Iriri

A aproximadamente 1h 30m de carro saindo de Vitória (cerca de 88 km), Iriri é um pequeno balneário localizado em Anchieta, sul do Espírito Santo, com praias paradisíacas, que formam um Cartão Postal do chamado Caribe Capixaba, devido a suas águas claras e areia dourada. São 4 praias charmosas em uma extensão de 4 km: Praia dos Namorados, Costa Azul, Santa Helena e Areia Preta.

Cinco destinos para conhecer em um dia no feriado no ES
Iriri – Foto por: Yuri Barichivich/ Setur

Um dos lugares mais badalados é a Praia da Areia Preta, com bares, restaurantes, pousadas e quiosques, sendo ideal para dias e noites mais movimentados. Além disso, o pôr do sol nesta praia tem um visual incrível. Na Praia Costa Azul, conhecida por suas águas claras e muito azuis, acontece nesta semana

A animação para o feriado de Proclamação da República começa mais cedo no no balneário de Iriri, em Anchieta, onde será realizado o Iriri Bier Festival, na Praça de Eventos, até sexta (17), com estandes de cervejas e chopes artesanais, além de hambúrgueres, comida de boteco entre outras opções gastronômicas. A entrada é gratuita.

2. Pedra Azul

Outra ótima pedida para aproveitar o feriado da proclamação da república é o distrito de Pedra Azul, a menos de duas horas de carro saindo de Vitória (cerca de 72km), conhecido por suas paisagens impressionantes, trilhas, piscinas naturais e mirantes. No Parque Estadual de Pedra Azul, os aventureiros têm também a possibilidade de de escalar até o topo da Pedra Azul, fazendo o agendamento prévio e utilizando os equipamentos de segurança. Aqueles que não possuem experiência prévia em escalada ou equipamentos adequados devem contratar um guia especializado. Além disso, o lugar possui um circuito de trilhas autoguiadas (sem a necessidade de guias) que permite conhecer os mirantes, piscinas naturais, formações rochosas, vegetação e animais silvestres. A entrada é gratuita. 

3. Buda de Ibiraçu

Outra opção interessante para quem deseja relaxar e aproveitar a serenidade da natureza é fazer uma visita a um dos principais cartões postais do Espírito Santo, o Grande Buda localizado no Mosteiro Zen Morro da Vargem.

Cinco destinos para conhecer em um dia no feriado no ES
Grande Buda do Mosteiro Zen de Ibiraçu – Foto: Setur

Para visitar a segunda maior estátua de Buda do Mundo, basta  atravessar o portal Torii que leva à Praça onde encontrará, além do monumento gigante, 15 budas menores alinhados em sequência. O local também oferece a serenidade de jardins bem conservados para a contemplação. A distância entre Vitória e o mosteiro é de cerca de 2h de carro (aproximadamente 73 km). 

4. Cachoeira de Buenos Aires

Na comunidade de Buenos Aires, em Guarapari, a Cachoeira do Turco (ou do Barbudo), permite apreciar o visual, se refrescar e aventurar nas trilhas do lugar, que fica localizado em uma área particular, na propriedade rural Sítio Nasser, mas que permite acesso a visitantes por uma taxa de R$ 5.

O trajeto de Vitória leva pouco mais de uma hora e meia de carro (cerca de 61 km), acessando o distrito pela Rodovia do Santos Neves e viajando mais 2 quilômetros pela estrada de terra na rua ao lado do Bar e Restaurante do Ademir, o ponto de referência mais conhecido da região. Já no local, é necessário realizar uma trilha que leva cerca de 5 minutos, de dificuldade média. No caminho para a cachoeira, é possível parar no mirante para ver a Pedra do Elefante, que leva o nome por ter o formato do animal. 

5. Mirante do Caravaggio e Rua do Lazer

Com várias atrações culturais, naturais e gastronômicas, Santa Teresa é um destino bastante atrativo e procurado também pela sua proximidade da capital, a um trajeto de  cerca de 1h40 de carro (aproximadamente 78 km).

Cinco destinos para conhecer em um dia no feriado no ES
Vista do mirante do Caravaggio – Foto: Reprodução Instagram @voolivrest

Uma boa pedida para passar a tarde é visitar o mirante da a rampa de voo livre do Caravaggio, uma das mais populares e desafiadoras rampas de voo livre do Brasil, com cerca de 915 metros de altura e 300 metros de desnível, localizada a 11 km do centro da cidade. O mirante oferece uma vista panorâmica incrível do vale, proporcionando belas memórias aos visitantes, especialmente durante o pôr do sol.

Além da paisagem de tirar o fôlego, a rampa também oferece uma excelente infraestrutura com banheiros limpos, lanchonete, estacionamento, voos duplos com pilotos credenciados, grama bem cuidada e sinalização clara para orientar e manter o público seguro. O funcionamento acontece aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h e o valor da entrada é de R$ 5 por pessoa. Não é permitida a entrada de alimentos ou bebidas.

Depois de apreciar o pôr do sol imperdível, é possível continuar o passeio na Rua Coronel Bonfim Júnior,  conhecida como Rua do Lazer, que é um polo gastronômico com bares, restaurantes e cafeterias em construções coloridas e charmosas com mesas na calçada.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -