16.9 C
Vitória
sexta-feira, 24 setembro, 2021

Todas as cidades do ES em risco baixo para covid-19

Pela primeira vez, desde abril de 2020, o mapeamento de risco no Espírito Santo apontou todos os municípios na cor verde, menor nível de ameaça. Entenda!

Por Priscilla Cerqueira

Inédito! Pela primeira vez todos os 78 municípios do Espírito Santo foram classificados no risco baixo para a transmissão da covid-19. A notícia foi anunciada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 10. A nova classificação passa a valer a partir desta segunda, 13, até o próximo domingo, 19.

“Essa é uma grande conquista! Resultado da colaboração de cada um dos mais de 4 milhões de cidadãos capixabas que disseram #VacinaSim e já estão vacinados, nos 78 municípios que aparecem em risco baixo no mapa”, escreveu o governador Renato Casagrande em sua conta no instagram, celebrando a conquista.

Desde abril de 2020, quando o sistema começou a ser utilizado, esta é a primeira vez que 100% dos municípios são classificados em verde. O mapa é utilizado para determinar as regras de funcionamento das atividades econômicas e sociais dos municípios capixabas em meio à pandemia do coronavírus.

Bom momento, mas com ressalvas

risco baixo
Es não tem municípios em risco alto e moderado para Covid-19 — Foto: Divulgação/ Secom-ES

Agora os capixabas poderão adotar medidas mais flexíveis. Mas não descuidar. O governador disse que o risco baixo para a covid-19 não significa ausência de risco. E pediu que a população continue mantendo os cuidados para prevenção da doença, além de vacinar.

Renato Casagrande disse que apesar do bom momento, alguns indicadores da pandemia traz preocupação. “A primeira delas é que a positividade continua crescente. Estamos com mais de 20% de positividade, já chegamos a 11%. O sul do estado está com praticamente 30%. A internação em UTI no sul do estado cresceu nessas últimas duas, três semanas. Então uma pessoa passa para mais de uma pessoa”, destacou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade