27.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

China enfatiza cooperação com EUA em encontro com Bill Gates

As tensões entre os dois países se intensificaram nos últimos anos, mas recentemente mantiveram conversas sobre comércio e outras questões

Por redação [Agência Estado]

Bill Gates, cofundador da gigante de tecnologia americana Microsoft, se encontrou com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, apenas dias após o CEO da Tesla, Elon Musk, também visitar o país asiático. A emissora de TV estatal CCTV mostrou Xi dizendo que estava feliz em ver Gates, que ele chamou de “velho amigo”, após três anos sem encontrá-lo por causa da pandemia de covid-19.

- Continua após a publicidade -

“Eu acredito que a base das relações China-EUA está nas pessoas”, disse Xi a Gates. “Na atual situação mundial, podemos realizar várias atividades que beneficiem nossos dois países, os povos de nossos países e toda a raça humana.”

Gates respondeu a Xi que estava “muito honrado” pelo encontro.

As visitas de importantes empresários estrangeiros coincidiram com os esforços do Partido Comunista chinês para reavivar o interesse de investidores na economia da China, que está em desaceleração. Em março, o CEO da Apple, Tim Cook, esteve no país.

As tensões entre os EUA e a China se intensificaram nos últimos anos, mas os dois lados recentemente mantiveram conversas sobre comércio e outras questões. O secretário de Estado americano, Antony Blinken, deve chegar à China no domingo (18) para uma visita de dois dias.

Blinken será o primeiro secretário de Estado a visitar a China desde 2018 e deverá se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, e possivelmente também com Xi Jinping, segundo autoridades americanas.

Recursos para medicamentos

Nesta quinta-feira, 15, a Fundação Gates prometeu doar US$ 50 milhões para reforçar a capacidade do Global Health Drug Discovery Institute de desenvolver medicamentos para combater doenças como malária e tuberculose. O instituto foi criado em conjunto pela Fundação Gates, pela Universidade de Tsinghua e pela administração da cidade de Pequim.

A última viagem de Gates à China foi em 2019, quando conheceu a primeira-dama Peng Liyuan para discutir esforços da Fundação Gates para a prevenção do vírus HIV. Fonte: Associated Press.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA