23.3 C
Vitória
sábado, 25 maio, 2024

Chega ao Estado expedição que vai traçar perfil da criação de caprinos e ovinos

Serão visitados 45 criadores em 25 municípios. Informações serão compartilhadas nas redes sociais

Por Kikina Sessa

A Expedição Bééé Brasil chegou ao Espírito Santo. Com o objetivo de dar visibilidade, vez e voz aos produtores de caprino e ovinocultura, o projeto vai percorrer cerca de 3.500 quilômetros, com parada nas 10 microrregiões do Estado. A jornada, que tem o apoio do Sistema e da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do ES (Accoes), deve durar cerca de um mês e meio para visitar 45 criadores em 25 municípios.

- Continua após a publicidade -

A expedição visa identificar os gargalos da criação de ovelhas, carneiros, cabras e bodes pelo país, reunindo dados que contribuam com a elaboração de políticas públicas e criação de projetos que favoreçam a caprino e ovinocultura, a partir de visitas e entrevistas a criadores, órgãos públicos e privados, instituições de ensino, laticínios e frigoríficos.

O Espírito Santo é o segundo estado a ser visitado pela expedição, o primeiro foi Minas Gerais.

Após cada pesquisa feita, o projeto documenta e divulga em suas mídias sociais, entrevistas, reportagens e filmagens com cases de sucessos que demonstram as potencialidades da ovino e da caprinocultura em cada canto do Brasil.

A apresentação da expedição na sede do Sistema Faes/Senar-ES foi feita pelo zootecnista e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) em ovinos e caprinos, Luciano Piovesan Leme, que é o coordenador do projeto.

Ovinocultura

Voltada para a produção de carne, de leite e de lã, a criação de ovelhas e carneiros é uma atividade em crescimento, com grande potencial econômico. De acordo com dados coletados em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o tamanho do rebanho no país é de 21.514.274 cabeças, tendo a Bahia a maior criação.

No Espírito Santo, ainda segundo o IBGE, o tamanho do rebanho é de 38.278 cabeças (2022). A maior produção do Estado fica em Linhares, no norte capixaba.

Caprinocultura

A criação de bodes e cabras também é uma atividade importante no Brasil, voltada principalmente para a produção de carne e de leite. No Brasil, segundo os dados do Instituto, o tamanho do rebanho é de 12.366.233 cabeças (2022), sendo a maior criação também na Bahia.

Assim como na ovinocultura, Linhares também tem o primeiro lugar no quesito criação de caprinos entre os estados capixabas. No total, o Espírito Santo tem 9.503 cabeças em seu rebanho, de acordo com dados de 2022.

Expedição em terras capixabas

A Expedição Bééé Brasil teve início em outubro de 2023. O estado pioneiro foi Minas Gerais, onde 125 municípios foram visitados. Toda a jornada foi registrada nas redes sociais do projeto. Agora é a vez do Espírito Santo. Após missão cumprida no estado capixaba, a próxima parada será o Rio de Janeiro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA