- Continua após a publicidade -

Chef Kátia Barbosa participa da nova edição do Encontro das Chefs em Vila Velha

Criadora do bolinho de feijoada e referência na culinária brasileira, chef fará aula-show gratuita no evento que celebra a diversidade e o protagonismo feminino na gastronomia

Por Jessica Coutinho

Conhecida por criar o icônico bolinho de feijoada e eleita pelo Guia Michelin como a “Rainha da Comida Popular Brasileira”, a chef Kátia Barbosa está confirmada na programação da quarta edição do Encontro das Chefs, que será realizado entre os dias 26 e 30 de agosto, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. Autodidata e referência na valorização da culinária brasileira com toques da alta gastronomia, ela será uma das atrações da aula-show marcada para o dia 27. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos antecipada, os detalhes serão divulgados em breve.

O Encontro das Chefs é o único evento do país inteiramente dedicado à gastronomia feita por mulheres. Com o tema “Diversidade como mãe da gastronomia brasileira”, a edição deste ano propõe uma celebração das múltiplas influências culturais que compõem a cozinha nacional, reunindo nomes importantes da gastronomia em uma programação que une sabor, cultura e reflexão.

- Continua após a publicidade -

Comandando atualmente os restaurantes Aconchego Carioca, Kalango e Sofia, Kátia Barbosa também é presença constante na mídia, com participações em programas de televisão, séries e campanhas. Entre seus trabalhos mais recentes estão o programa Mestre do Sabor, da TV Globo, e a série Receitas da Floresta, patrocinada pela Vale.

Sem formação acadêmica em gastronomia, Kátia traduz em suas criações a essência da culinária afetiva brasileira. Seu bolinho de feijoada nasceu da lembrança da infância: “Da lembrança da minha mãe pegando um pouquinho de feijão e misturando a um pouquinho de farinha, e me dando na boca, para me convencer a comer”, conta. A partir dessa memória, surgiram ainda outras releituras de clássicos nacionais, como o bolinho de abóbora com carne seca e o bolinho de feijão branco com rabada.

Premiada por importantes veículos do país, Kátia já recebeu reconhecimentos como o Prêmio Rio Show de Gastronomia (O Globo), Comer & Beber (Veja Rio), Prazeres da Mesa, O Melhor do Rio (Revista Época) e o Prêmio Toda Extra (Jornal Extra).

O Encontro das Chefs é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), com realização da Secretaria da Cultura (Secult), Governo do Estado do Espírito Santo. A produção é da Conexxo Serviços e Gestão de Eventos, com patrocínio da ES Gás e apoio cultural do Instituto Energisa.

- Continua após a publicidade -

Durante os quatro dias de evento, o público poderá conferir aulas-show com chefs renomadas, oficinas de culinária infantil, atrações culturais e musicais, além de uma área de alimentação com cardápios variados. A programação completa será divulgada em breve.

Para a idealizadora do projeto, Érica Semião, o evento tem como missão ampliar a visibilidade do protagonismo feminino na construção da identidade cultural do país. “Queremos mostrar que a diversidade não só enriquece nossa culinária, mas é o coração da gastronomia brasileira. Ao reunir chefs mulheres de diferentes origens, trajetórias e estilos, criamos um espaço de troca, inspiração e valorização da mulher na cozinha, que historicamente sempre esteve lá, mas nem sempre foi reconhecida”, afirma.

Leia Mais

Armandinho e Luedji Luna fazem shows em Aracruz;...
Curso gratuito ensina a fazer panetones
Como harmonizar hambúrguer e vinho? Sommelier ensina
Agenda de sexta-feira: festivais, shows e teatro para...
Feijoada: confira onde saborear o prato na Grande...
Montanhas Capixabas: shows, gastronomia e esporte; confira
Steak tartare: um sabor além da carne crua
Liga das Nações: Brasil vence Austrália
Tradicional Festa da Polenta é cancelada no ES;...
Dica da Chef: aprenda dois pratos que combinam...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -