- Continua após a publicidade -

CGU cria grupo para reavaliar sigilos da gestão Bolsonaro

CGU atua em apurações de irregularidades e acordos de leniência com empresas investigadas, incluindo envolvidas na Operação Lava Jato

O advogado Vinicius Marques de Carvalho assumiu nesta terça, 3, o comando da Controladoria-Geral da União (CGU) prometendo que a Lei de Acesso à Informação (LAI) voltará a ser respeitada pelo governo federal. Marques montou um grupo técnico para reavaliar os sigilos impostos durante do governo Bolsonaro, como pediu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A gestão Bolsonaro reduziu a transparência e impediu o acesso a dados públicos, impondo segredo em documentos solicitados por cidadãos por meio da LAI sem justificativa legal. “(É preciso) Resgatar a confiança da população de que a regra é a transparência e o sigilo é exceção”, disse.

Carvalho elogiou os trabalhos dos ex-ministros da CGU Waldir Pires, Jorge Hage e Valdir Simão. O ministro não mencionou seu antecessor, Wagner Rosario, e criticou o governo Bolsonaro. Carvalho afirmou que houve um uso indiscriminado e indevido do sigilo para supostamente proteger dados pessoais ou sob o falso pretexto de proteção da segurança nacional e da segurança do presidente República.

- Continua após a publicidade -

Marques disse que o combate à corrupção precisa ser “ressignificado” para não servir à perseguição. “Temos que fortalecer e ressignificar o combate à corrupção para que não seja usado para fins políticos e para criminalizar opositores ou para legitimar julgamento de exceção”, declarou o novo ministro

A CGU atua nas apurações de irregularidades e em acordos de leniência com empresas investigadas, incluindo as envolvidas na Operação Lava Jato.

Com informações de Agência Estado

Leia Mais

Justiça no ES: ação foca em demandas do...
Nova fase da Sem Desconto atinge núcleo principal...
Revogada nota que punia servidor por criticar governo...
Dados públicos e acesso à informação: eles complementam...
CPMI do 8/1 aprova quebra de sigilos de...
TJES e ArcelorMittal firmam parceria social
PF prende Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS
Equipe da PF começa a inspecionar códigos-fonte da...
CGU abre sigilo de 252 pedidos negados no...
TCE-ES aponta melhora nas contas dos municípios

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -