17.7 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

19ª Certificação do Prodfor: 689 fornecedores qualificados desde 1998

Leia Também

Mais de 14 mil casos confirmados do novo coronavírus no ES

Segundo o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chegou a 14.285 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Espírito Santo.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Ao avaliar os dados de atividade, Roberto Campos Neto também afirmou que houve uma piora crescente da expectativa entre agentes econômicos sobre o PIB.

O Prodfor realiza a cerimônia nesta terça (19), em Vitória. As empresas são certificadas em gestão de qualidade, financeira e fiscal, ambiental e de saúde e segurança.

A noite de 19 de dezembro será de festa com o evento de certificação de 27 empresas pelo Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor). A cerimônia também acontece em comemoração aos 20 anos de existência do programa.

Desde 1998, o Prodfor já certificou 689 empresas. Ter a qualidade atestada pelo Prodfor é uma maneira de a empresa ser vista como adequada e atendendo a uma série de critérios do sistema de gestão em qualidade.

A empresa que passa a fazer parte do programa entra em um cenário de grandes oportunidades. O Prodfor é a porta de entrada para pequenos e médios negócios terem acesso às grandes empresas e ofertarem produtos e serviços.

Segundo o coordenador-executivo do Prodfor, Luciano Raizer Moura, se o fornecedor não for qualificado, pode ficar fora do jogo. “Numa época de crise, as oportunidades são mais restritas e os grandes empreendimentos passam a ser mais exigentes, preferindo optar por quem é certificado. Nenhum comprador de grande empreendimento vai ter o risco de comprar de um fornecedor não qualificado”, declarou.

Oportunidades

Prodfor Certificação Fornecedores
Foto: Divulgação

A essência do Prodfor é a criação e a manutenção de um elo de aproximação dos fornecedores capixabas com as grandes empresas aqui instaladas. As normas e técnicas exigidas pelo programa visam à padronização de serviços e à garantia da qualidade. Quando um fornecedor é certificado e se destaca, uma janela de oportunidades se abre para ele.

A regra de ouro do Prodfor é garantir que as empresas qualificadas sejam recebidas pelas mantenedoras. Elas podem agendar horários com setores responsáveis pelas compras e oferecer seus produtos e serviços.

História

Há 20 anos, as aquisições de fornecedores capixabas feitas pelas grandes empresas do Espírito Santo eram praticamente inexistentes. A acusação era sempre a mesma: de que os fornecedores locais não tinham competência, não cumpriam corretamente os prazos, nem contavam com capacidade técnica adequada.

Como não era nem recebido pelas gigantes aqui instaladas, o empresário local não tinha ânimo nem interesse em realizar investimentos e melhorias para tentar concorrer a esse mercado. “Isso mudou com o Prodfor. O programa levou competência para os fornecedores, que passaram a se qualificar e, com isso, geraram mais negócio”, considera o coordenador-executivo.

O Prodfor surgiu de forma inusitada e pioneira, porque não era um modelo que havia sido desenvolvido em nenhum outro lugar. Porém, as mantenedoras, apesar de já serem autossuficientes, apostaram na criação do programa.

De lá pra cá, vários outros estados desenvolveram programas baseados na metodologia do Prodfor. Mas nenhum deles conseguiu chegar na dimensão da experiência capixaba, com 20 anos de existência, com o número de empresas qualificadas, que está chegando a marca de 700, nem com o total de auditorias realizadas no decorrer desse período.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Embraer tem prejuízo líquido de R$ 1,276 bilhão no 1º trimestre, 6 vezes maior

Segundo a empresa, os principais fatores determinantes para o aumento do prejuízo líquido ajustado foram o declínio na receita operacional aliado ao crescimento das perdas cambiais.

Especialista dá dicas para quem deseja empreender na internet

Com as medidas de isolamento, houve um aumento no mercado de compras online. Para quem ainda não está no mercado virtual de vendas, esse é o momento.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

Vida Capixaba

“Chapeuzinho Vermelho” no Diversão em Cena ArcelorMittal

Produzido pela Companhia O Trem, o espetáculo terá música ao vivo, brincadeiras e muita interação: o elenco precisará da ajuda do público para contar a história.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.
Continua após publicidade