27.7 C
Vitória
terça-feira, 30 novembro, 2021

Certidão italiana já pode ser baixada online e de graça

Além da certidão italiana, mais 13 certificados podem ser baixados

Por Wesley Ribeiro 

Chega de filas nos órgãos públicos italianos. A partir de agora, as certidões italianas mais importantes podem ser baixadas online, de forma autônoma e gratuitamente. Ao todo, 14 documentos podem ser baixados.

O serviço disponível está na plataforma ‘Anagrafe Nazionale della Popolazione Residente’ (Cadastro Nacional da População Residente, em tradução livre) –www.anagrafenazionale.interno.it ou www.anagrafenazionale.gov.it.

Para os certificados digitais, os interessados não têm que pagar nenhuma taxa. O serviço é gratuito e disponível em modo multilíngue para ser usado no Exterior. Eles também podem ser emitidos de forma contextual (por exemplo, cidadania, vida e residência podem ser solicitadas em um único certificado).

Certificados italianos

No total, 14 certificados italianos podem ser baixados. Confira:

Anagrafico di nascita
Anagrafico di matrimonio
Cittadinanza
Esistenza in vita
Residenza
Residenza Aire
Stato civile
Stato di famiglia
Residenza in convivenza
Stato di famiglia Aire
Stato di famiglia con rapporti di parentela
Stato Libero
Anagrafico di Unione Civile
Contratto di Convivenza

O acesso ao portal é feito com a identidade digital (Spid, Bilhete de Identidade Eletrônico ou Cns, Cartão de Serviço Nacional) e, se o pedido for para um membro da família, será exibida a lista de membros da família para os quais pode ser solicitado o certificado.

O serviço também permite visualizar o documento para verificar a exatidão dos dados e poder baixá-lo em formato PDF ou recebê-lo por e-mail.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade