24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Cerco Inteligente: uma arma poderosa contra o crime

As câmeras já estão em 66 cidades capixabas e ajudam as forças de segurança em prisões em flagrante e investigações 

Por Patrícia Battestin 

Muitas vezes elas passam despercebidas, mas estão em todas as partes da cidade. Estamos falando do Cerco Inteligente do Governo do Estado. O sistema, em aproximadamente quatro meses de funcionamento já ajudou a recuperar quase 200 veículos com restrição de roubo e furto além de colaborar na elucidação de outros crimes.

- Continua após a publicidade -

”Primeiro é a urgência e emergência, que são aquelas pessoas que tiveram o veículo furtado ou roubado naquele momento e liga para o 190. Nós inserimos imediatamente aquele veículo na lista e ele passa a ser monitorado. Ou aqueles veículos que já estejam com aquela restrição. A segunda ação são as ações de inteligência da Polícia Militar e Polícia Civil no monitoramento de interesse, por exemplo veículos usados para cometer crimes com frequência, tráfico de drogas e etc. Ou a terceira linha de ação, que é a utilização dentro de investigações da Polícia Civil”, disse o Coronel Souza Reis, subsecretário de Comando e Controle.

O trabalho que termina nas ruas com abordagem e prisão de suspeitos começa dentro de uma sala de monitoramento. No local os operadores acompanham dia e noite a movimentação das ruas e os alertas emitidos pelas câmeras inteligentes.

Coronel Souza Reis, subsecretário de Comando e Controle
O Coronel Souza Reis explicou como funciona o Cerco Inteligente. Foto: Willian Girelli.

”Uma vez acionado esse alarme, ele é passado para um despachador de recurso operacional, que envia para as viaturas naquela área onde foi efetivado o alarme”, explicou o subsecretário.

As câmeras inteligentes conseguem identificar placas que estejam com restrições de furto ou roubo, e diversos detalhes nos veículos como cor, adesivos, amassados, e até particularidades do próprio motorista.

Segundo subsecretário de comando e controle, em breve os equipamentos poderão utilizar outras tecnologias, entre elas o reconhecimento facial. “Mas também nós podemos agregar aquelas tecnologias utilizadas em cercos municipais ao nosso Cerco Inteligente, aquelas forem compatíveis, fazendo uma rede ainda maior de vigilância e monitoramento na segurança pública”, completou.

O sistema tem ajudado em varias situações. Recentemente um morador da Serra resolveu vender um veículo. O comprador pediu para fazer um teste, deu a partida e desapareceu. O suspeito passou pelo cerco, foi identificado e preso. Ele já estava na cidade de Cariacica.

Outro exemplo aconteceu em outubro de 2022. Um empresário foi sequestrado na Praia do Canto, em Vitória. A vítima foi rendida no estacionamento e levada para uma área de difícil acesso em Viana. Câmeras de videomonitoramento e o Cerco Inteligente ajudaram a identificar o carro e levar a polícia até os suspeitos.

Atualmente o Governo do Estado possui câmeras em 66 municípios. Ao todo são 653 equipamentos. A meta é que em breve sejam 1200. Os resultados são muito positivos e os municípios também estão investindo no sistema de videomonitoramento como ferramenta de segurança.

Na serra, por exemplo, o Olho Vivo é, segundo a prefeitura, o mais completo do estado. Ele possui reconhecimento facial e identificação de veículos com 95% de precisão.

“O cerco eletrônico é o responsável pela redução de furtos e roubos de veículos no nosso município da Serra. Além de promover esse tipo de diminuição, poderá fazer com que os nossos moradores proprietários de veículos tenham uma diminuição do seguro do seu veículo”, afirmou Joel Líryo, secretário de Defesa Social da Serra.

Em vila velha a Muralha Eletrônica vigia as entradas e saídas da cidade 24 horas por dia. Em Cariacica, o sistema está em fase final de teste e terá um diferencial: o Cerco Móvel. Em vitória é possível captar detalhe do que está acontecendo nas ruas. Recentemente as câmeras ajudaram na captura dos bandidos que ficaram conhecidos como a “Quadrilha do Pix”, e atuavam em Jardim da Penha.

Amarílio Boni, Secretário Municipal de Segurança Urbana de Vitória. 
O secretário de segurança urbana de Vitória, Amarílio Boni disse que a meta é instalar novas câmeras na cidade todos os meses. Foto: Willian Girelli.

“Foi uma prisão importe que traz uma tranquilidade para a população, sobretudo em Jardim da Penha, onde os crimes estavam acontecendo. E graças ao cerco e as câmeras de monitoramento, a gente conseguiu fazer apreensão desses indivíduos”, destacou Amarílio Boni, Secretário Municipal de Segurança Urbana. 

O bom resultado está garantindo mais investimentos no sistema e tecnologia. “A gente está com uma meta mensal de aumentar entre 15 e 20 câmeras por mês, para que ao final do ano a gente tenha uma capacidade muito maior, que a gente consiga trazer uma resposta mais rápida e eficiente para sociedade capixaba”, disse Amarílio Boni.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA