30.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

CEO da Vale diz que China não pode controlar o mercado

Eduardo Bartolomeo disse que preço do minério de ferro deve ser pautado apenas pela oferta e demanda.

Por Gustavo Costa

Embora a China seja o maior importador mundial de minério de ferro, não necessariamente deve partir dela o privilégio de definir o valor do insumo para o resto do mundo. É o que falou o CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, em entrevista à Bloomberg.

- Continua após a publicidade -

O país asiático  tenta aumentar o controle sobre o mercado de minério de ferro da Vale e de suas duas rivais australianas, a BHP e a Rio Tinto. “A regra da economia irá guiar o preço, a regra significa oferta e demanda. Eles não podem impor algo”,  enfatizou ele em Londres, antes do encontro anual com investidores da mineradora.

O insumo subiu aproximadamente 16% nas últimas semanas, graças ao apoio do governo chinês ao setor imobiliário, atualmente em crise. O minério de ferro é negociado na casa de US$ 129 a tonelada.

A China causou polêmica no ano passado quando criou a China Mineral Resources Group, uma nova estatal que tenta aumentar sua influência sobre os preços. O governo chinês se queixa há tempos do que define como poder em exagero das três principais mineradoras.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA