O objetivo do catálogo é descobrir se um astro específico é parecido com planetas já conhecidos
Com a intenção de descobrir a existência de planetas orbitando além do Sol, os chamados exoplanetas, cientistas do Instituto Carl Sagan, em Cornell, decidiram criar um catálogo detalhado dos planetas do Sistema Solar.
Lisa Kaltenegger e Jack Madden se basearão em fatores como cor, brilho e espectro (espécie de luminosidade da atmosfera dos planetas) para que esse apanhado ajude na busca dos astros. O estudo foi publicado no periódico científico Astrobiology.
A ideia é comparar os dados obtidos pelo telescópio, usando o catálogo para iluminar os astros, caso seus dados sejam similares aos planetas já conhecidos. Com ele é possível descobrir se um exoplaneta específico pode ser parecido com Júpiter, por exemplo, ou até mesmo com a Terra.
Durante a operação serão utilizados telescópios espaciais como o Kepler, por exemplo, e o TESS, que acaba de iniciar suas atividades para dar continuidade à missão do Kepler.
Os autores do estudo analisaram dados do Sistema Solar para criar impressões digitais de 19 objetos. Vale destacar que os planetas-anões Plutão e Ceres, e nove luas estão inclusos no calendário.
*Com informações da Gizmodo