26 C
Vitória
quarta-feira, 1 abril, 2020

Catálogo do Sistema Solar ajudará a encontrar exoplanetas

Leia Também

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Novo coronavírus: 96 casos confirmados no Espírito Santo

O Espírito Santo já registra 97 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2), sendo que um deles é de um paciente do Rio de Janeiro.

Governo encaminha PL que cria fundo de aval para empresas

Outros quatro projetos foram encaminhados para a Assembleia Legislativa e devem ser apreciados pelos parlamentares ainda nesta semana.

País tem 201 óbitos por covid-19 e 5.717 casos confirmados

O resultado de novos 1.138 infectados em um dia foi mais que o dobro do maior registrado até agora. Número de mortos aumentou 26% em relação a ontem.

O objetivo do catálogo é descobrir se um astro específico é parecido com planetas já conhecidos

Com a intenção de descobrir a existência de planetas orbitando além do Sol, os chamados exoplanetas, cientistas do Instituto Carl Sagan, em Cornell, decidiram criar um catálogo detalhado dos planetas do Sistema Solar.

Lisa Kaltenegger e Jack Madden se basearão em fatores como cor, brilho e espectro (espécie de luminosidade da atmosfera dos planetas) para que esse apanhado ajude na busca dos astros. O estudo foi publicado no periódico científico Astrobiology.

Foto: Jack Madden

A ideia é comparar os dados obtidos pelo telescópio, usando o catálogo para iluminar os astros, caso seus dados sejam similares aos planetas já conhecidos. Com ele é possível descobrir se um exoplaneta específico pode ser parecido com Júpiter, por exemplo, ou até mesmo com a Terra.

Durante a operação serão utilizados telescópios espaciais como o Kepler, por exemplo, e o TESS, que acaba de iniciar suas atividades para dar continuidade à missão do Kepler.

Os autores do estudo analisaram dados do Sistema Solar para criar impressões digitais de 19 objetos. Vale destacar que os planetas-anões Plutão e Ceres, e nove luas estão inclusos no calendário.

*Com informações da Gizmodo

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Indústria têxtil e de confecção já sofrem os impactos da pandemia

No Espírito Santo, a situação já é considerada crítica, de acordo com o presidente da Câmara da Indústria de Vestuário, José Carlos Bergamin.

Vida Capixaba

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho

Desafios da carreira artística serão debatidos na internet

O ator e diretor Abel Santana vai realizar no decorrer desta semana  uma série de lives (ao vivo) nas mídias sociais, com diversos convidados de renome.
Continua após publicidade