25.5 C
Vitória
segunda-feira, 22 DE julho DE 2024

Casagrande participa do 9° encontro do Cosud

Tema desta edição do encontro dos membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi sustentabilidade; Casagrande defendeu restauração da Mata Atlântica

Por Robson Maia

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participou, na manhã do último sábado (21), do encerramento da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), ocorrido em São Paulo (SP). No encontro, os chefes do Executivo reafirmaram o propósito da criação do Consórcio, que visa a integração dos estados na construção de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida da população, geração de emprego e renda, desenvolvimento sustentável, combate às desigualdades e o incremento da qualidade dos serviços prestados.

- Continua após a publicidade -

Nesta edição, o tema central discutido pelos governantes foi sustentabilidade, sendo o meio ambiente e a transição energética entre os assuntos destacados na Carta de São Paulo, documento lido por todos os governadores ao final do evento.

Chefes do Executivo reafirmaram o propósito da criação do Consórcio
chefes do Executivo reafirmaram o propósito da criação do Consórcio – Foto: Hélio Filho/Secom

Os governadores consideram como essencial a atuação integrada dos Estados na coordenação e cooperação para a implementação e avaliação de políticas públicas de proteção, conservação, restauração, uso sustentável e conectividade de ecossistemas terrestres e aquáticos.

Durante os debates iniciados ainda na sexta-feira (20), Casagrande defendeu a participação dos demais integrantes do Consórcio na mobilização para o plantio de árvores. Como fruto concreto do esforço conjunto, será assinado o “Tratado da Mata Atlântica”, em que os Estados se comprometem a restaurar 90 mil hectares, mais de 120 mil campos de futebol e plantar 100 milhões de mudas nativas do bioma Mata Atlântica até 2026. Somente o Espírito Santo estima o plantio de 20 milhões de árvores nos próximos anos.

Na Carta, os governadores também destacam a importância do Consórcio como modelo jurídico-político para impulsionar as ações socioeconômicas e ambientais em prol dos estados e do País. O documento também manifesta as posições dos estados do Sul e Sudeste em relação à segurança pública, sistema tributário, governança do Cosud e também no assunto defesa civil, este destacado pelos membros em decorrência dos eventos extremos que vem atingindo os estados da região com mais intensidade nos últimos tempos.

“Cientes dessa realidade, os Governadores dos Estados do Sul e do Sudeste comprometem-se a avançar nas políticas de prevenção e gestão de risco, monitoramento e resposta, e atendimento emergencial a essas situações de crise, a ampliar o compartilhamento de equipamentos, serviços e sistemas entre os estados, bem como a criar um protocolo de atuação conjunta”, diz um dos trechos da Carta de São Paulo.

Casagrande assinou a Carta de São Paulo - Foto: Hélio Filho/Secom
Casagrande assinou a Carta de São Paulo – Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo avaliou o novo encontro como muito positivo e que a integração dos serviços é o caminho para que os estados sejam cada vez mais eficientes e sustentáveis.

“É sempre importante planejar, utilizar e integrar boas práticas, utilizando a inovação como um exemplo. Nas reuniões com os governadores, podemos compartilhar nossas experiências e buscar oportunidades para o desenvolvimento sustentável, aproveitando as chances que o mundo nos oferece, especialmente na economia verde”, pontuou Casagrande.

“Cada estado tem a chance de melhorar suas contas públicas e aproveitar as oportunidades apresentadas, já que a sustentabilidade fiscal foi um dos temas discutidos no encontro. Vamos seguir acompanhando a tramitação da reforma tributária e apresentando sugestões de aperfeiçoamento. O trabalho conjunto entre os governos estaduais e o Governo Federal é essencial para alcançarmos uma verdadeira Federação e cumprirmos nosso papel como agentes de transformação”, disse o gestor capixaba.

O próximo encontro do Cosud já possui data definida. A 10ª edição ocorrerá no Rio Grande do Sul entre os dias 29 de fevereiro a 2 de março de 2024.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA