- Continua após a publicidade -

Em coletiva, Casagrande comenta sobre taxas impostas por Trump ao Brasil

Estados Unidos é o principal importador de produtos do ES; Casagrande comentou cenário econômico

Por Robson Maia

Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (10), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), comentou os impactos da nova tarifa de 50% anunciada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. A medida, revelada por meio de carta pública enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está prevista para entrar em vigor a partir de 1º de agosto e gerou forte repercussão no meio político e empresarial brasileiro.

Trump justificou a taxação alegando “injustiças” nas relações comerciais entre os dois países e criticou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal, chamando o processo de uma “vergonha internacional”. Sem apresentar provas, o republicano ainda acusou o Brasil de atacar a liberdade de expressão dos americanos e ameaçou elevar ainda mais as tarifas caso haja retaliação por parte do governo brasileiro.

- Continua após a publicidade -

Questionado sobre o cenário analisado pelo governo capixaba, Casagrande classificou o momento como “muito desafiador” e destacou a preocupação com os reflexos econômicos da medida. “A situação já é difícil, e governar com Trump como presidente do país mais poderoso do mundo exige paciência, escuta e decisões corretas. Isso afeta diretamente o ânimo dos empreendedores capixabas que, até então, viviam um bom momento”, afirmou o governador.

Segundo ele, setores estratégicos da economia do Espírito Santo — como o de pedras ornamentais, siderurgia, petróleo e café — podem ser atingidos. O aço, principal produto capixaba exportado aos EUA, está no centro da preocupação. Casagrande destacou que, caso a nova alíquota se some às tarifas já existentes, o impacto será ainda mais severo.

“Se você já tem uma tarifa e acrescenta mais 50%, a situação se agrava muito. Isso pode reduzir o mercado americano e forçar empresas brasileiras e capixabas a buscarem outros destinos. Pode afetar a atividade econômica, a geração de emprego, a renda e, consequentemente, a arrecadação do Estado”, alertou.

O governador também reforçou que o Espírito Santo já atua para diversificar sua economia e abrir mercados, mas alertou que os efeitos de uma eventual migração para parceiros como a China se concentram no médio e longo prazos. “Estamos em diálogo com empresas como a GWM, que importa carros pelo Estado, e tratando de investimentos importantes na área portuária. Mas isso não resolve o problema para agosto”, explicou.

- Continua após a publicidade -

Sobre a condução do caso no cenário internacional, Casagrande defendeu que cabe ao governo federal conduzir as tratativas diplomáticas, mas reforçou que o Espírito Santo acompanhará de perto os desdobramentos e manterá diálogo constante com Brasília.

“O que nos cabe agora é observar, sugerir e dialogar com a opinião pública. Esperamos que haja negociação até o final do mês, porque a medida pode ter consequências graves para a economia brasileira e também para os consumidores americanos, que verão produtos mais caros”, concluiu.

Conteúdo em Alta

Câmara de Vila Velha elege nova Mesa Diretora
Brasil goleia Panamá com Vini Jr em alta
Trump reafirma pressão contra armas nucleares do Irã
CNBB apoia Papa Leão XIV após críticas de...
Medida dos EUA sobre facções pode afetar investimentos...
O peso eleitoral do voto dos evangélicos em...
Trade turístico do ES se une em evento...
Tarifas dos EUA: ES tem maior prejuízo nacional...
Vitória anuncia novos gestores municipais
Brasil e Panamá: saiba onde assistir ao jogo

O presidente Lula, por sua vez, respondeu que o Brasil “não aceitará ser tutelado” e que adotará medidas com base na Lei da Reciprocidade Econômica. O governo brasileiro também informou que devolverá oficialmente a carta enviada por Trump, reforçando que o julgamento dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 é uma prerrogativa exclusiva da Justiça brasileira.

Leia Mais

Marcha dos Municípios mobiliza mais de 10 mil...
Mulheres têm menos filhos e adiam maternidade no...
Brasil alcança 50% da cota anual de carne...
Rei Charles confirma ida aos EUA após críticas...
Petróleo cai 17% em maio com perspectiva de...
Licença-paternidade ampliada sob a ótica do Direito Familiar
Transmissão da faixa sela continuidade no Palácio Anchieta
Empresas aéreas cortam voos com falta de combustível
Projeto de Lei prevê abatedouro para descarte de...
Brasil pode voltar a ser a 10ª economia...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -