Mostra segue aberta à visitação até o dia 29 de novembro, de terça à domingo. Ingressos custam a partir de R$ 45 (meia)
Após uma pausa forçada pela pandemia, a CASACOR ES retorna com sua 27ª edição, apresentando um novo olhar sobre o conceito de moradia. Este ano, a mostra volta ao Clube Ítalo Brasileiro, na Ilha do Boi. Os interessados em conferir de perto os ambientes criados pelos profissionais de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo selecionados para o evento deste ano podem visitar o espaço até o dia 29 de novembro. Os ingressos custam a partir de R$ 45 (meia), na bilheteria física do espaço ou no site appcasacor.com.br.
Nsta edição, as equipes trabalharam para apresentar uma reinterpretação do conceito de morar, considerando as transformações significativas que o mundo enfrentou nos últimos anos.
Em 2019, a CASACOR ES ocupou o Clube Ítalo Brasileiro pela última vez e, desde então, o mundo passou por mudanças significativas. As pessoas redefiniram seus estilos de vida, trabalho e relacionamentos, e a forma como habitam seus espaços também evoluiu.
Com 29 ambientes criados por 35 profissionais de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo, a mostra deste ano tem como tema a ideia de “Corpo e Morada”, que explora o conceito de casa como uma extensão natural do indivíduo e de sua conexão com o mundo exterior. Esse conceito se faz presente na própria disposição da mostra, onde espaços integrados substituem as divisões rígidas das casas convencionais. Estúdios de cerca de 40 metros quadrados e lofts de aproximadamente 100 metros quadrados são exemplos do novo paradigma proposto.
Apesar da diversidade de ambientes temáticos, a CASACOR ES de 2023 incorpora essas referências em todo o seu circuito, apresentando uma estética de formas orgânicas, linhas sinuosas e materiais naturais como madeira e pedra prevalece. O azul do mar envolve o clube, oferecendo vistas pitorescas de Vitória e da vizinha Vila Velha.
- 10 restaurantes vegetarianos ou com opções na Grande Vitória
- Peça teatral aborda dilemas da maternidade
Veteranos e jovens talentos colaboraram para criar uma casa harmoniosa, independentemente de seus estilos profissionais. confira a seguir os ambientes:
Facciata del Mar

A jornada começa com a fachada, “Facciata del Mar”, que combina elementos contemporâneos com influências toscanas. Os arcos criados pelo arquiteto Arthur Lahaas adornam o portão principal, onde trepadeiras suavizam a imponência do espaço. Esse jogo entre formas arredondadas e design clean é um tema recorrente, estendendo-se ao “Checkpoint do Design”.
Via Dell’Immigrazione Italiana

Um convite à celebração, reconhecendo raízes que fundamentam nosso presente o caminho na Via Dell’Immigrazione Italiana, de Jarbas Gomes e Cassius Gonçalves propõe um mergulho nas origens da diversidade dos imigrantes italianos que moldaram a identidade capixaba. Às vésperas dos 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo, os arquitetos relembram as famílias que buscaram novos horizontes no Brasil. A “Mérica” simbolizava a esperança de deixar as adversidades para trás e reconstruir em terras férteis.
Hall

A arquiteta Fernanda Lorencini pensou no hall que dá acesso aos lavabos da mostra como um espaço de aconchego. O ambiente é permeado pelo verde, que traz sensação de equilíbrio, saúde e bem-estar. Tons neutros e claros convidam a desacelerar a mente e abraçar a sensação de calma e segurança. A iluminação indireta e suave traz relaxamento e sentidos como olfato e tato são estimulados com fragrâncias suaves e texturas acolhedoras.
Toillete Masculino

Confortável e cheio de personalidade, o Toilette Masculino da mostra é assinado pela a arquiteta Jaqueline Lopes em sua segunda participação na CASACOR ES. A Arquiteta abusou dos tons escuros e fortes para criar um espaço que alinha alinhamento entre estética e funcionalidade e trazer elegância, sofisticação e charme ao ambiente de 23m². Os tons mais sóbrios contrastam com linhas orgânicas e uma vegetação exuberante marca o toque acolhedor e aconchegante do ambiente.
Studio Urbano

Estreia da arquiteta Thainá Santi na CASACOR ES, o Studio Urbano recebeu mobiliários, adornos e revestimentos produzidos especialmente para o ambiente, que reflete a essência de um jovem casal com a combinação dos estilos moderno e rústico, expressando as individualidades e sensibilidades de cada um. A escolha dos mobiliários e adornos transmite uma sensação de calor e proteção, valorizando o design brasileiro, especialmente o capixaba.
Studio da Executiva

Um espaço contemporâneo e funcional para a mulher executiva: assim é o Studio da Executiva de Carol Del Piero, que integrou quarto, sala e cozinha sem barreiras. O ambiente reflete o desejo de um refúgio na cidade, equilibrando praticidade, conforto e um toque de natureza.
Loft do Jovem Casal

Assinado pelo Studio Sergio Palmeira, o Loft do Jovem Casal tem paredes escuras, telão de led e uma piscina que atravessa o espaço, convidando para momentos únicos compartilhados da varanda gourmet, banheiro e estar. Uma divisória sutil proporciona privacidade. Os efeitos de iluminação e o mobiliário de design completam a linguagem urbana desse espaço que celebra a vida moderna.
Loft Deca

O projeto de Cyane Zoboli, com 110m² destaca a marcenaria, com muxarabi de madeira que integra e divide o quarto e banheiro da sala e varanda. O mobiliário de Jader Almeida e a tela de Romilda Patez atraem o olhar.
Casa Poesia Todeschini

De Roberta Vilela e Tatiana Coutinho, a Casa Poesia Todeschini é inspirada na Casa Biomimética de Marko Brajovic que projeta portais que conectam o ser humano com a natureza em uma arquitetura imersiva, ancestral e futurista. O ambiente é um convite a deixar-se envolver pelas histórias contadas por cada obra de arte e peça de mobiliário e se perder nas palavras e histórias que a arquitetura conta.
Joalheira Ricardo Vieira

Projetada pela arquiteta Daniela Barbosa para a Casa Cor Espírito Santo 2023, a joalheira Ricardo Vieira recebeu a pedra natural de quartzito Da Vinci, aplicada na vitrine e mesa para harmonizar com as joias. O projeto de Daniela Barbosa trouxe a beleza da natureza usando pedras naturais e texturas que convidam à contemplação. Tons de nude, verde e terracota se misturam com madeira, pedras esverdeadas e revestimentos requintados para criar um ambiente de aconchego, bem-estar e permanência.
Sala de Maquiagem

Assim como a maquiagem realça a beleza feminina, materiais como mármore e papel de parede líquido de algodão e mica adornam o espaço de Rafaela Reis e Lorena Dar’c na CASACOR. A magia da maquiagem e dos minerais ganha destaque na mesa da blogueira em formato orgânico, uma ferramenta versátil, simbolizando a evolução do home office e como os profissionais de beleza compartilham sua paixão e expertise.
Praça Arcelor Mittal

A Praça Arcellor Mittal foi projetada por Heliomar Venâncio e tem como protagonista a estrutura metálica que se conecta com o visual deslumbrante do mar, realçando a importância do aço na construção civil. Com uma intervenção sutil no entorno, valoriza-se a arquitetura existente, e o paisagismo exuberante oferece um espetáculo de tons de verde, enquanto a circulação prioriza a vista para o mar. A sustentabilidade se destaca com a utilização de piso drenante e madeira certificada, enquanto os lounges convidam à contemplação, proporcionando vistas deslumbrantes da baía de Vitória e fazendo referência aos quatro elementos: fogo, terra, ar e água.