27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Carnaval do ES foi seguro para as mulheres

Além de não registrar feminicídios no Carnaval, Estado atingiu a segunda menor marca de homicídios da série histórica

Por Rafael Goulart

Um dado surpreendente para essa época do ano: nenhuma mulher foi vítima de feminicídio (violência doméstica) ou homicídio durante o carnaval deste ano no Espírito Santo. Essa é a segunda vez em mais de vinte anos que o Estado consegue zerar o número de assassinatos de mulheres em uma época que a tendência é um aumento de casos de violência de qualquer outro tipo. A última vez foi em 2001.

- Continua após a publicidade -

“Esse é um dado a se comemorar. Nenhuma morte de mulher nesse período, em que elas sofrem tanto com assédio, a questão da violência doméstica. Temos que conseguir tornar essa situação normal. Ninguém é dono de ninguém e o feminicídio é um crime de covardia. Essa cultura tem que acabar. Ficamos sem morte de mulher no Carnaval e esperamos que nenhuma mais ocorra”, disse o secretário Alexandre Ramalho.

Segundo menor índice de homicídio

Além de não ter registrado nenhum feminicídio ou homicídio contra mulher, o Espírito Santo também atingiu a segunda menor marca de homicídios da série histórica que começa em 2001. Nesse ano de 2023 foram registrados 16 homicídios entre sexta-feira (17) e a quarta-feira de cinzas.

Carnaval do ES foi seguro para as mulheres

“Claro que não queríamos nenhuma morte em nosso Carnaval. É um período que historicamente temos problemas, pois além de envolver grandes multidões, tem a questão de consumo em excesso de bebidas, o tráfico de entorpecentes, que não para. Mas entendemos que dentro do possível oferecemos segurança a quem veio curtir o Carnaval no Espírito Santo. A grande maioria das confusões e problemas que registramos foi fora do horário determinado pelas administrações municipais, dos blocos e festas oficiais. Agora, vamos trabalhar para manter índices baixos também no nosso dia a dia”, explicou o secretário de segurança pública, Alexandre Ramalho.

O menor índice foi registrado no ano passado (2022) com 14 homicídios, porém cabe destacar que o carnaval de rua estava limitado devido à pandemia. Em 2021, nas mesmas condições de restrição social, o estado registrou 19 homicídios.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA