23.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

56,8% dos capixabas inadimplentes quitaram suas dívidas

Com isso, os capixabas inadimplentes deixam o Espírito Santo em 13º lugar no ranking entre os estados 

Por Amanda Amaral

Uma pesquisa identificou que, no Espírito Santo, 56,8% das pessoas regularizaram dívidas inadimplentes em até 60 dias após a negativação. Isso coloca o Estado em 13º no ranking entre a Unidades Federativas (UFs) onde mais gente conseguiu regularizar o passivo.

- Continua após a publicidade -

As informações são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian referente a julho, que foi divulgado esta semana.

Nordeste

Os consumidores do Nordeste foram os que mais regularizaram dívidas (59,2%), de acordo com o Indicador. O percentual da região ficou acima da média nacional, de 57,5%.

Dentre os estados que mais impulsionaram essa regularização estão: Paraíba (70,6%), Sergipe (64,6%) e Ceará (61,8%), que ocupam as primeiras colocações no ranking entre as UFs.

capixabas inadimplentes
Sobre os bancos e cartões, segundo Luiz Rabi, os consumidores tendem a preservar o acesso ao crédito de qualidade. Foto: Divulgação

Segmentos em destaque

A análise por setor, que considera todo o cenário nacional, mostrou que o segmento de Bancos e Cartões teve o maior nível de quitação de débitos inadimplentes (65,1%).

“Os consumidores tendem a preservar o acesso ao crédito de qualidade e, para isso, priorizam a regulamentação desses compromissos a fim de continuar usufruindo do recurso financeiro junto aos credores”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 

Outro setor que teve destaque na recuperação de dívidas em julho deste ano foi o de Utilities, que marcou 63,4%. Para Rabi esse é um setor que dificilmente perderá adesão, já que engloba serviços essenciais como água, luz e gás. O segmento de Varejo fica em terceiro lugar, com 51,3% das dívidas recuperadas. Em sequência estão as empresas da área de Financeiras (41,2%), de Serviços (37,4%), Outros (37,0%) – Indústria, agro e terceiro setor, Securitizadoras (25,5%) e Telefonia (10,3%).

Sobre o Indicador

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor.

Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo cinco anos de observação para fazer essa análise.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA