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domingo, 28 abril, 2024

Capixabas fortalecem relação comercial com Portugal

Empresários integram comitiva que inaugurou o 1º escritório da Confederação Nacional do Comércio em Portugal

Para estreitar as relações comerciais entre Portugal e o Brasil, foi inaugurado o primeiro escritório internacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no país europeu. Empresários capixabas participaram da comitiva brasileira. Espírito Santo importou US$ 5,83 bilhões em produtos portugueses no primeiro trimestre de 2023.

A inauguração aconteceu, nesta segunda-feira (24), e o espaço está localizado na capital portuguesa, Lisboa. Os capixabas foram representados por integrantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), que tem como objetivo fortalecer o comércio capixaba com Portugal.

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Capixabas fortalecem relação comercial com Portugal
Representantes da Fecomércio-ES e da CNC reunidos em Portugal – Foto: Divulgação

Atualmente, o Espírito Santo já tem uma boa relação comercial com Portugal, especialmente nas importações. No primeiro trimestre de 2023, foram importados US$ 5,83 bilhões em produtos do país lusitano, com destaque para os tradicionais vinhos e azeites de alta qualidade vindos de Portugal, que respondem por mais da metade do total importado no período. Nas exportações, o montante do primeiro trimestre de 2023 soma US$ 1,70 bilhão. Os dados são do Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do Espírito Santo (Sindiex).

“O Espírito Santo tem uma tradicional e histórica vocação para o comércio exterior, abrigando um dos principais portos do Brasil. Na lista dos 50 principais parceiros comerciais do Estado no mundo, Portugal figura na 34ª posição, e tenho certeza que com o escritório da CNC em Lisboa criaremos muito mais oportunidades para melhorar ainda mais essa parceria”, ressaltou o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro.

José Roberto Tadros, presidente da CNC, explicou que o escritório em Lisboa é a porta de entrada que a confederação abre aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo brasileiros para a Europa e para o mundo. “O Brasil, por seu tamanho e importância econômica, precisa desempenhar papel relevante em direção à União Europeia, que é um mercado fantástico para os países que fazem parte do Mercosul”.

Além disso, ele ressaltou que o objetivo da CNC é fortalecer e expandir a parceria com países europeus, e, para tanto, serão realizadas periodicamente missões empresariais brasileiras. Além disso, como membro do WTC Business Club, a CNC poderá usufruir dos recursos disponibilizados pela rede em 323 edifícios, em 92 países. “Isso amplia, e muito, as possibilidades de avançarmos na construção de novos negócios e acordos comerciais”, concluiu o presidente.

Com informações da Fecomércio-ES

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