22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Capixaba Wine adquire novo sócio e quer ser a “Ambev dos vinhos”

A Wine agora conta com Peterson Cantu como sócio e quer ampliar as vendas B2B, expandindo nacional e internacionalmente

Por Amanda Amaral

O Grupo Wine, dono do maior clube de vinhos do mundo, divulgou esta semana que o remanescente de R$ 141,6 milhões que pagaria até 2024 a Peterson Cantu, um dos fundadores da Cantu, será revertido em ações da companhia. A integração do novo sócio se soma aos planos da empresa capixaba de se tornar a “Ambev dos vinhos” e  investir mais no mercado mexicano.

- Continua após a publicidade -

A catarinense Cantu, importadora de vinhos com mais de 15 mil pontos de venda e foco no B2B, ou seja, bares, restaurantes, hotéis, entre outros, foi adquirida por aproximadamente R$ 180 milhões pela Wine, em 2021. A iniciativa da empresa de e-commerce desbancou o Grupo Pão de Açúcar e a colocou em segundo lugar no Brasil entre as maiores importadoras de vinho, atrás da líder VTC.

Além do investimento na empresa catarinense, a experiência de Peterson Cantu é considerada essencial para fortalecer os canais fora e-commerce e a expansão nacional na distribuição dos produtos, de acordo com a Wine, que promete investir também em tecnologia.

Investimento em tecnologia 

“Ter o Peterson conosco é uma grande honra e vai contribuir sem dúvida para o nosso plano de avançar no desenvolvimento da categoria no Brasil. Queremos ser a ‘Ambev do vinho’ e fazer o vinho chegar em todos os lugares de forma competitiva para o consumidor final”, afirma Marcelo D’Arienzo, CEO da Wine.

Ele complementa: “A compra da Cantu, em 2021, foi um grande passo nessa direção. Com forte atuação em B2B, eles estão em mais de 15 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil e possuem centros de distribuição já consolidados em suas operações. Nossa missão é contribuir com uma camada adicional de tecnologia para tornar a distribuição de vinho cada vez mais ágil e escalável”.

Novo sócio

Peterson Cantu afirma que, desde que as duas empresas passaram a ser uma só, em 2021, sempre esteve em seus planos estar perto dos próximos passos do negócio por saber que a união dos dois players resultaria na maior empresa de vinhos do país.

“Me tornar sócio da Wine é uma grande oportunidade para aplicar minha experiência e abrir caminhos e portas por esse Brasil afora, usando a bagagem que adquiri ao longo de mais de 20 anos a favor do mundo do vinho”, disse.

Mercado B2B

Mesmo com 300 mil assinaturas, conquistar o mercado B2B e ampliar lojas físicas é considerado fundamental para a Wine. “Grande parte do mundo do vinho ainda é offline. Apenas a critério comparativo, em 2020, o online representava somente 14%”, diz D’Arienzo.

O segmento offline da Wine registrou R$ 49,3 milhões de receita líquida no primeiro trimestre de 2022, um aumentou em 281,1% comparado ao mesmo período de 2021, segundo o grupo em razão da ampliação de lojas físicas (mais 8 lojas), além do crescimento orgânico do B2B e aquisição da Cantu. Este mercado hoje é 36,2% do total da companhia.

Dados da Ideal Consulting, consultoria especializada no mercado de vinhos, mostram que oGrupo Wine se consolidou no 1º trimestre de 2022 com um market share de 12,03% sobre o volume de importação de vinhos, e valor total FOB importado de USD 47,6 milhões.

Futuro no México

Capixaba Wine adquire novo sócio e quer ser a “Ambev dos vinhos”
O Grupo Wine investiu na empresa Cantu para ampliar seu mercado B2B. Foto: Divulgação/Wine

Dentre os próximos passos da empresa capixaba de vinhos está o México, onde o grupo chegou em 2021 e já possui três mil sócios. “Esta é uma das nossas avenidas de crescimento, junto ao B2B, trazendo novidades no canal de venda e a consolidação do varejo físico e digital”, ressalta o CEO da Wine.

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em Vila Velha, Espírito Santo, em 2008, Logo em seguida, em 2010, lançou o Clube Wine. No ano seguinte, a empresa expandiu para outro município capixaba, a Serra, onde instalou um centro de distribuição.

Em 2016, novos sócios entram para o Grupo Wine: Abílio Diniz (Península) e o e.Brincks Digital. Em 2017, uma nova sede foi inaugurada na capital do Espírito Santo, Vitória, e em 2018, a empresa montou um centro de distribuição em São Paulo. Um ano depois, a Wine laçou seu app e, em 2021, adquiriu a Cantu.

Atualmente, além de possuir o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, o Grupo Wine tem 17 lojas físicas no Brasil e está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA