24.9 C
Vitória
domingo, 14 abril, 2024

Capixaba medalhista olímpico fala sobre superação em palestra

Alison Mamute abordou superação de desafios e administração de emoções em evento para profissionais da educação

Por Munik Vieira

Educação e esporte. Essa é uma parceria que sempre dá certo. Exemplo disso foi a participação do atleta do Time Petrobras Alison Mamute no evento de abertura da Formação Socioemocional 2021, oferecida pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE) como uma ação das Subsecretarias de Educação Básica e Profissional (SEEB) e de Planejamento e Avaliação (SEPLA), para os profissionais de educação das redes municipais e estadual de ensino.

- Continua após a publicidade -

O tema do evento foi “A Importância do Desenvolvimento de Competências Socioemocionais para o Alcance do Sucesso Pessoal e Profissional”. Foram abordadas questões como autoconfiança, equilíbrio emocional frente aos desafios e a necessidade da empatia e do respeito às diferenças no contexto das relações interpessoais. “Ser atleta vai muito além dos jogos. Além do desempenho físico e tático, eu preciso saber reconhecer e administrar várias das minhas emoções para me relacionar com a equipe e ter resultados em quadra”, disse Alison.

De acordo com a professora Andreia Silva, do CEFOPE, a parceria entre educação e esporte pode ser muito proveitosa no sentido de aprofundar questões relacionadas à humanização do indivíduo em contextos desafiadores. “Dessa forma, os indivíduos podem ser capazes de administrar bem suas emoções e sentimentos em uma atitude positiva diante da vida, seus sonhos pessoais e projetos profissionais”, disse a professora.

Durante a palestra para os mais de 4.500 professores inscritos na capacitação, o atleta falou sobre sua carreira, sobre como lidar com críticas e elogios e a respeito das características comuns entre esporte e educação, lembrando da importância que os profissionais de educação têm em uma sociedade. “Os países mais desenvolvidos valorizam a educação e o esporte. Para que um país possa se desenvolver é necessário que tenha bons seres humanos. O esporte ensina muito cedo para o aluno questões importantes como saber perder, ganhar, dividir, trabalhar em grupo. Vocês professores não têm noção da importância que têm na vida de todo ser humano! Ser professor é um dom! São vocês que apresentam o mundo aos estudantes”, finalizou o atleta.

Alisson Mamute

Capixaba, nascido em Cachoeiro do Itapemirim em 1985, Alison Cerutti, ou Alison Mamute, como é mais conhecido, é um dos grandes orgulhos do estado e do país.

Referência mundial da modalidade, o maior campeão do Rei da Praia e do Super Praia é reconhecido pelo seu grande poder de superação. Dono de duas medalhas olímpicas (prata e ouro), medalha de ouro na copa do mundo, bicampeão no Campeonato mundial, tricampeão do Circuito Mundial. Alison faz parte do TIME PETROBRAS desde 2018.

Time Petrobras

A Petrobras é uma importante apoiadora de projetos de cultura, esporte, negócio, ciência e tecnologia no país. Desde 2015, a companhia patrocina o treinamento de atletas de alto rendimento por meio do Time Petrobras, que atualmente conta com 22 integrantes. Com um investimento de cerca de R$ 11 milhões desde 2018, a equipe é composta por nomes hoje consagrados e jovens talentos promissores.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA