- Continua após a publicidade -

Candidato ao 2º turno não poderá ser preso a partir de sábado

O Artigo 236 do Código Eleitoral, que veta a prisão de candidato, vale também para fiscais eleitoral, mesários e delegados de partido

A partir do próximo sábado (15), e até 48 horas após o pleito marcado para o dia 30 deste mês, nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições poderá ser preso, a não ser que seja pego em flagrante delito.

A outra exceção é se pesar condenação por crime inafiançável, caso no qual a polícia poderá cumprir a ordem de prisão determinada pela Justiça. Também pode ser preso quem descumprir o salvo-conduto dos candidatos.

A regra que veta a prisão de candidatos nos 15 dias antes das eleições vale também para fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos. A norma também se aplica a eleitores, porém, com intervalo menor, de cinco dias antes até 48 horas após o pleito.

- Continua após a publicidade -

Dispositivo

A norma e as exceções constam do Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais mais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize o seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições.

No caso de prisão de algum candidato, a partir do próximo sábado, a previsão é que o detido seja levado à presença de um juiz para que seja verificada a legalidade do ato. Caso seja constatada alguma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabilizado. A pena prevista é de quatro anos de reclusão.

Neste ano, participarão do segundo turno das eleições gerais os candidatos a presidente da República, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, além de 24 candidatos que disputam os governos de 12 estados.

Com informações de Agência Brasil.

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Ferraço abre diálogo coletivo para escolha de vice
Alexandro Da Padaria, do PSD, é eleito prefeito...
STF mantém veto a candidatos que não prestam...
Senado aprova projeto de lei que criminaliza a...
Cadastro eleitoral fecha para eleições 2026
Eleições 2026: veja as datas importantes para eleitores
Eleições 2026: para onde vai o dinheiro do...
Diploma Geovani: veja honraria criada após morte do...
Pablo Marçal (PRTB) vota na zona sul de...
Prazo para pedir recurso sobre a insenção de...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -