28.3 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Câncer de tireoide: conheça os sintomas e tratamentos

Como na maioria das doenças, o diagnóstico precoce é a chave para eliminar o câncer de tireoide por completo

Maio é o mês dedicado à conscientização sobre as doenças da tireoide, uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, com um papel crucial na produção de hormônios que regulam o metabolismo do corpo. Entre as doenças mais comuns relacionadas à tireoide estão o hipertiroidismo, hipotiroidismo, os nódulos benignos e o câncer de tireoide.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer na glândula é o mais comum na região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. Pela mais recente estimativa brasileira (2022), é o terceiro tumor mais frequente em mulheres na Região Sudeste e na Região Nordeste (sem considerar o câncer de pele não-melanoma).

- Continua após a publicidade -

O cirurgião de cabeça e pescoço Marco Homero de Sá explica que os tipos mais comuns da doença são o carcinoma folicular e o carcinoma papilífero, este sendo o mais prevalente, representando mais de 80% dos casos.

Sintomas

Câncer de tireoide: conheça os sintomas e tratamentos
Dr. Marco Homero de Sá – Foto Assessoria

Marco Homero alerta ainda que, nos estágios iniciais, câncer de tireoide pode ser assintomático. “Quando o câncer está pequeno, o diagnóstico acontece com um exame de imagem, feito periodicamente. Como esse tipo de tumor é mais comum em mulheres, geralmente a ginecologista pede um ultrassom de rotina e assim acaba identificando um nódulo que a paciente nem sabia”, explica.

Se esse processo não acontecer e o nódulo crescer, alguns sintomas podem surgir. Segundo o especialista, os mais comuns são: nódulo no pescoço, incomodo na região cervical, seguido de dificuldade ao engolir e inchaço dos gânglios linfáticos.

Diagnóstico

Como na maioria das doenças, o diagnóstico precoce é a chave para eliminar o câncer de tireoide por completo. Por isso, a principal orientação é fazer acompanhamento médico, passando por exames de rotina. O alerta vale, principalmente, para mulheres e para pacientes que tenham histórico de câncer tireoide na família ou se o paciente já teve outro tipo de câncer.

“Todo paciente que já passou por um tratamento oncológico deve fazer o monitoramento periódico para identificar o possível surgimento de outro câncer”, afirma Marco Homero.

Tratamento

A boa notícia é que, quanto antes o nódulo for identificado, maiores são as chances de cura. O tratamento para este tipo de câncer varia conforme o estágio da doença, características do tumor e outros fatores individuais. A cirurgia é método mais adotado.

“O procedimento cirúrgico, geralmente, é a primeira etapa do tratamento do câncer de tireoide. A cirurgia envolve a remoção total ou parcial da glândula tireoide. Outra alternativa de tratamento é o iodo radioativo, usado após a cirurgia para eliminar qualquer resíduo de tecido tireoidiano remanescente ou possíveis metástases”, explica.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA