23.9 C
Vitória
domingo, 29 março, 2020

Setor de caminhões apresenta crescimento modesto em 2017

Leia Também

Chega a 111 mortos e quase 4 mil casos de covid-19 no Brasil

Balanço deste sábado (28) acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total anterior. Governo vai proibir entrada de estrangeiros no país durante 30...

Governo autoriza ações de telemedicina em caráter temporário

A telemedicina foi lierada temporariamente durante a pandemia instalada no mundo e, mais recentemente, no Brasil pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).  

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Crescimento de 3,5% nas vendas de caminhões não foi suficiente para gerar bons resultados em 2017

O setor de caminhões fechou o ano de 2017 com alta de 3,5% nas vendas sobre 2016, segundo informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Um crescimento bastante modesto, visto que os números são comparações com volumes baixos, que não eram registrados há cerca de 20 anos no país.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as fábricas instaladas no Brasil estão utilizando apenas 25% de sua capacidade. “Em caminhões, a ociosidade está perto de 75%”, destacou Antonio Megale, presidente da entidade.

Mesmo que a alta não tenha sido a das melhores, a expectativa para o setor é positiva. A recuperação encerrou um período de três anos seguidos de quedas, e a produção nacional subiu 37%, ajudada também pelas exportações.

No ano passado, foram comercializados 52.069 caminhões contra 50.292 em 2016, considerado o pior ano para o setor desde 1996, quando foram licenciados 42.134 veículos novos. “Essa recuperação foi importante, mas o volume continua muito próximo a 2016”, acrescentou Luiz Carlos de Moraes, vice-presidente de caminhões da Anfavea. Tirando 2016, o desempenho do ano passado só foi melhor que o de 1999.

EXPORTAÇÕES

A produção registrou uma alta mais vigorosa do que os emplacamentos, chegando a 82.887 caminhões no ano passado, contra 60.482 unidades em igual período de 2016. Ela foi puxada principalmente pelas exportações, que saíram de 21.548 unidades para 28.288 em 2017. Os principais destinos foram os países da América Latina, além do Oriente Médio e da África.

Entre as categorias, a que mais se destacou foi a de caminhões extrapesados. “A gente percebeu, ao longo de 2017, a redução da queda em todos os segmentos (de caminhões), mas ficou positivo primeiro para o de extrapesados, por uma mistura de melhora na confiança e redução da taxa de juros”, explicou Luiz Carlos de Moraes.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade