23.6 C
Vitória
quinta-feira, 2 julho, 2020

Produção capixaba de café conilon fecha 2017 em alta

Leia Também

MEC define protocolo de segurança para volta às aulas

Cronograma das atividades deve ser orientado pelo governo local. Saiba mais! O Ministério da Educação (MEC) definiu um protocolo de biossegurança para a retomada gradual...

Brasil chega a 60 mil mortes por covid-19

O país soma 1.488.753 casos acumulados da doença. Saiba mais! Até o momento, 60.632 pessoas morreram em decorrência da pandemia do novo coronavírus no Brasil,...

Depois de dois meses em queda, produção industrial cresce 7% em maio

Alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), diz IBGE. Confira! A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste...

Pesquisa aponta que inscritos no Enem querem prova em maio de 2021

As provas, que aconteceriam em novembro deste ano, foram adiadas em função das medidas de enfrentamento à pandemia da covid-19. 

O total de sacas de conilon produzidas no Espírito Santo superou a safra do ano anterior e confirma o Estado como maior produtor da variedade.

A produção capixaba de café conilon em 2017 deve ficar fechada em quase seis milhões de sacas. Os dados foram levantados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Segundo o órgão, o total representa um volume 17,5% superior à safra de 2016.

O Espírito Santo enfrentou um período de estiagem em 2017. Apesar disso, o setor de conilon apresentou um bom desempenho, mesmo com redução da área cultivada no Estado ao longo dos anos. O Espírito Santo é responsável por 62,4% da área total cultivada pela variedade no País, com 266,47 hectares cultivados. As informações geradas pelo Incaper foram entregues à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Arábica

Por outro lado, o café arábica tem estimativa de queda na safra 2017, que deve chegar a 25% em relação a 2016. O Estado deve colher 2,9 milhões de sacas. A queda na produção pode ser explicada pela bienalidade negativa: após um ano de safra alta, o ano seguinte sofre queda na produção. Em 2016, o Estado registrou recorde na produção de arábica, quando foram colhidas 3,9 milhões de sacas.

No geral, a produção capixaba de café caiu em comparação à safra de 2016. A produção de 2017 fechou em 8,8 milhões de sacas beneficiadas, sendo 35,28% de arábica e 64,72% de conilon. O levantamento também indica o tamanho da área em produção no Estado: 385.538 hectares. Já a produtividade média é de 22,9 sacas por hectare.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Confiança do empresário sobe em junho pelo segundo mês, diz FGV

Índice atingiu 80,4 pontos em escala de zero a 200 pontos. Saiba mais! O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Intenção de consumo das famílias tem maior queda em dez anos, diz CNC

Em comparação a junho do ano passado a queda é de 24,1%. Confira! A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do...

Cinco passos para conquistar prosperidade

As pessoas só querem prosperidade ou estão trabalhando para serem prósperos?

Cliente adota a compra pelos canais digitais

A Mercedes-Benz estreou no dia 8 deste mês sua loja no Instagram. Saiba mais! Por Hairton Ponciano (AE) Aos poucos, as concessionárias vão reabrindo as portas...

Vida Capixaba

O clássico tricot retorna à moda com o inverno

Desde que caiu na graça das fashionistas, o tricot ganhou recortes e estampas mais atuais e se consolidou como a peça chave dos looks de inverno nos últimos anos.

Cinema drive-in será aberto a partir desta quinta (02), em Vitória

Tendência nos anos 1960, o Circuito Cine Drive-In, será realizado em um espaço montado no estacionamento da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória.

População poderá opinar sobre projeto arquitetônico em Vila Velha

Estão previstas a construção de um centro de apoio aos visitantes com lojas, sede administrativa, salão, banheiros, depósitos, playground, estacionamento, entre outras melhorias.

Raul Seixas será próxima atração do Diversão em Cena

O espetáculo “Raulzito Beleza: Raul Seixas para Crianças” será apresentado neste domingo (28), às 16 horas, nas mídias sociais do projeto.
Continua após publicidade