22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

BYD inaugura navio para trazer 100 mil carros elétricos ao Brasil

O transportador “BYD Explorer Nº1” vai trazer os veículos da montadora chinesa pelo Porto de Vila Velha

Por Otávio Gomes

A montadora chinesa especializada em veículos elétricos (EVs) e híbridos Buid Your Dreams (BYD) lançou o navio “BYD Explorer Nº1”, dedicado exclusivamente ao transporte de veículos da empresa em viagens ultramarinas. O cargueiro  está programado para entregar até 100 mil carros elétricos e híbridos no Porto de Vila Velha ao longo de 2024.

- Continua após a publicidade -

A embarcação possui 200 metros de comprimento, 38 metros de largura e 9 metros de calado, podendo transportar até 7 mil automotores por viagem. Segundo o gerente regional de vendas da BYD, João Paulo Barros, os veículos vão chegar pelo Espírito Santo e serão distribuídos para outros mercados no Brasil após o desembarque.

A operação terá início em 2024, mas ainda não há uma data definida. Vale lembrar que a dinâmica de importação pode mudar com a inauguração de uma fábrica nacional em Camaçari, Bahia, em janeiro de 2025.

O lançamento faz parte de um rol de ações que visam estabelecer a BYD como líder mundial na indústria de veículos movidos por fontes de energia renováveis. O secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Everaldo Colodetti, comentou a importância do “BYD Explorer Nº 1” para a consolidação da montadora chinesa no mercado capixaba.

“Em um cenário marcado pela escassez de grandes navios, agravado pela aposentadoria de embarcações mais antigas durante a pandemia, a BYD passou a enfrentar desafios logísticos e elevados custos de exportação. Por isso, a montadora espera que sua frota de navios – que incluirá mais sete novas embarcações nos próximos dois anos – facilite e amplie sua presença em mercados-chave, incluindo o Brasil, consolidando assim o sucesso alcançado em 2023, quando superou a Tesla em vendas nos Estados Unidos”, comentou.

Segundo o secretário, apesar das incertezas, a montadora está confiante de que o investimento em uma frota própria de navios será revertido em bons resultados, que devem ser revertidos para a economia do Estado. “No ano passado, a China se tornou a maior exportadora de veículos do mundo e sua indústria automotiva segue em crescimento. O navio de carga da BYD, gerenciado pela Zodiac Maritime, é uma peça fundamental na estratégia de expansão da empresa. E com o ‘BYD Explorer Nº 1’ abrindo novos caminhos, a montadora certamente continuará desafiando expectativas e moldando o futuro da indústria automotiva mundial”, concluiu Everaldo.

*Estagiário sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA