26 C
Vitória
sexta-feira, 24 DE janeiro DE 2025

Burnout afeta 20% dos trabalhadores no Brasil, aponta pesquisa

Excesso de trabalho e falta de políticas para manutenção da saúde emocional podem levar ao Burnout

Por Redação

Uma pesquisa da empresa Gattaz Health & Results, liderada pelo psiquiatra Wagner Gattaz do IPq – USP (Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo), aponta que 18% dos profissionais, 1 a cada 5, sofrem com a síndrome do burnout. O estudo, que teve início em 2015, foi realizado com mais de 38 mil funcionários de grandes empresas. É uma amostra de como situa-se a saúde mental dos brasileiros em ambientes corporativos atualmente.

O burnout é um fenômeno ocupacional, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), caracterizado por três elementos: sensação de exaustão ou esgotamento de energia; aumento de sentimentos de negativismo, cinismo ou distanciamento mental relacionados ao próprio trabalho; e redução da eficácia profissional.

Além do burnout, o estudo de Gattaz coletou relatos de sintomas depressivos em 43% dos funcionários, sendo 13% diagnosticados com a doença, sintomas também de ansiedade foram identificados em 24%, sendo 5% com diagnóstico para o transtorno, e 9% relataram ainda problemas com álcool.

- Publicidade -

O esgotamento mental pode ser desencadeado por diversos motivos. ‘Excesso de trabalho, falta de políticas e ações para prevenção e manutenção da saúde emocional’ são exemplos citados por Jivan Pramod, professor e especialista em neurociência e comportamento.

Entre as medidas preventivas que podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho, uma pesquisa global aponta que chefes que promovem o sentimento de identidade social compartilhada podem contribuir a evitar o esgotamento entre os funcionários. Este perfil de liderança é identificado, por exemplo, quando o chefe integra e é reconhecido pela equipe como parte dela e pela postura de promover e defender o interesse do grupo em outros ambientes, sendo validado como representante. Conduzido pela Goethe University (Universidade de Frankfurt), na Alemanha, o estudo coletou dados em 28 países, incluindo o Brasil.

Promover um ambiente saudável no trabalho, segundo o professor Jivan, é possível quando ‘estimula-se o diálogo e a criatividade, comunicação aberta e clara com os líderes ou profissionais qualificados para tratar de assuntos diversos’. Ele também cita a ‘aprendizagem de ferramentas que envolvem a gestão das emoções no ambiente de trabalho’, como formas de evitar a exaustão no ambiente corporativo.

Jivan defende ainda a motivação como ferramenta a ser aplicada cotidianamente e não só em palestras pontuais. ‘Uma equipe engajada é uma equipe também motivada’, diz. No âmbito individual, o Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados preventivos: participar de atividades de lazer com amigos e familiares; fazer atividades fora da rotina diária; adotar atividades físicas regulares e descansar adequadamente com uma boa noite de sono.

*Matéria originalmente publicada no dia 20 de dezembro de 2022

LEIA MAIS
Brasil é o primeiro no rank de TAG segundo a OMS Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo Segundo OMS, Brasil é líder em quantidade de pessoas ansiosas - Os médicos apontam que a saúde mental precisa receber mais atenção no País
Prefeitura de Vila Velha intensifica ações de saúde mental no Janeiro Branco Prefeitura de Vila Velha intensifica ações de saúde mental no Janeiro Branco - Atividades em três unidades de saúde incluem palestras, debates e atendimentos voltados ao bem-estar emocional Por Fabio Gabriel Neste Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização…

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA