24.6 C
Vitória
sexta-feira, 28 DE março DE 2025

Brasil registra aumento nos casos de dengue; ES em alerta

Circulação do sorotipo 3 preocupa autoridades de saúde no Sudeste. Espírito Santo contabiliza mais de 15 mil casos prováveis em janeiro

Por Fabio Gabriel

O Brasil registrou 170.376 casos prováveis de dengue em janeiro de 2025, com 38 mortes confirmadas e 201 óbitos em investigação. Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o coeficiente de incidência atual é de 80,1 casos por 100 mil habitantes.

Entre os estados com maior número absoluto de casos, São Paulo lidera com 100.025 registros, seguido por Minas Gerais (18.402), Paraná (9.424) e Goiás (8.683). O Sudeste tem sido motivo de preocupação, com São Paulo apresentando o dobro de casos em comparação ao mesmo período de 2024. “Estamos observando semana a semana uma duplicação dos números, o que é preocupante”, destacou o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Rivaldo Venâncio.

Venâncio também alertou para a presença crescente do sorotipo 3 da dengue, que não circulava intensamente no Brasil há anos. “Desde julho de 2024, a detecção do tipo 3 tem aumentado mês a mês. Onde ainda não apareceu, provavelmente é questão de tempo, infelizmente”, afirmou.

LEIA MAIS
Secretaria de Estado da Saúde já recebeu doses da vacina contra influenza. Foto: Sesa/Governo do Estado Campanha contra gripe: confira quem deve tomar a vacina - A vacina contra gripe agora é rotina para crianças de 06 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes,…
Segundo o Inca, no ES, estima-se uma incidência de 260 casos por 100 mil mulheres de câncer do colo do útero por ano Março Lilás alerta sobre a prevenção do câncer de colo do útero - Segundo o Inca, no ES, estima-se uma incidência de 260 casos por 100 mil mulheres de câncer do colo do útero por ano

Casos no ES

No Espírito Santo, foram registrados 15.250 casos prováveis em janeiro, dos quais 3.082 foram confirmados. A taxa de incidência estadual é de 397,79 casos por 100 mil habitantes, colocando boa parte dos municípios em situação de alerta.

A Secretaria de Saúde do Estado destacou que a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti segue sendo uma das medidas mais eficazes para o controle da doença. A limpeza de quintais, remoção de recipientes que acumulam água e escovação de bordas de vasilhas são orientações fundamentais.

Além disso, ações de fiscalização e campanhas educativas têm sido intensificadas para conscientizar a população. “A taxa de incidência é um importante indicador de alerta, e cada cidadão precisa colaborar para combater o mosquito”, reforçou a pasta.

Com a chegada do período de chuvas, as autoridades orientam a população a redobrar a vigilância nos domicílios para prevenir novos focos do mosquito Aedes aegypti. O engajamento comunitário é fundamental para evitar uma escalada ainda maior dos casos. Outra medida de combate à doença é a vacina, direcionada especificamente ao público infantojuvenil.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA