- Continua após a publicidade -
- Continua após a publicidade -

Brasil reafirma hegemonia no Sul-Americano de Basquete Feminino

O torneio garantiu vaga na AmeriCup de 2023, primeira etapa na jornada de classificação aos Jogos Olímpicos de Paris

Em pleno solo argentino, a seleção brasileira feminina de basquete deu o troco pela derrota na final em 2018 e voltou a se sagrar campeã do Campeoanto Sul-Americano ao vencer a equipe hermana após um jogo dramático, decidido literalmente no último segundo. A vitória por 69 a 68 sobre a Argentina, na cidade de San Luis,garantiu às brasileiras o 27º título brasileiro na competição em 37 edições (só não subiram ao pódio em duas). Antes de ter o domínio interrompido há quatro anos, a seleção havia enfileirado 13 conquistas consecutivas.

O torneio – que garantiu vaga na AmeriCup de 2023, primeira etapa na jornada de classificação aos Jogos Olímpicos de Paris, no ano seguinte – foi vencido com uma dose considerável de drama. A Argentina, jogando em casa, começou imprimindo um ritmo forte, vencendo os dois primeiros quartos e indo para o intervalo com uma vantagem de oito pontos (31 a 23).

O título foi decidido ponto a ponto, num jogo emocionante. Restando pouco menos de 24 segundos – uma posse de bola -, a ala-armadora Tainá recebeu a bola ainda na quadra de defesa e recebeu a marcação cerrada da argentina Luciana de la Barba. Ela só conseguiu se desvencilhar da adversária no fim da posse e acertou um difícil arremesso desequilibrada para dar a vantagem de dois pontos para o Brasil: 69 a 67.

- Continua após a publicidade -

Como restava apenas um segundo para o fim, houve invasão da quadra de membros da comissão técnica, certos da vitória. Porém, a arbitragem detectou a irregularidade e concedeu um lance livre às argentinas, que converteram. Porém, não houve tempo para uma nova virada, confirmando o título brasileiro.

Com informações Agência Brasil

Leia Mais

Mitchell comanda vitória do Cleveland; veja próximo rival
Cooperação no campo: união de produtores rurais gera...
Confira lista da seleção feminina de basquete pré-olímpica
Mulheres têm menos filhos e adiam maternidade no...
Botafogo vence PSG no Mundial
Thunder elimina Lakers e Cavaliers igualam série no...
Dia da Independência: como foi pintado o grito...
Fiba define chaves do Pré-Olímpico de basquete feminino
Medida dos EUA sobre facções pode afetar investimentos...
Com capixaba na seleção, Brasil é campeão Sul-Americano...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -

Matérias relacionadas

- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -