24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Brasil é o 2º país mais otimista com a economia local no ranking mundial

Brasil é o 2º país mais otimista com a economia local no ranking mundialO clima de incerteza mundial não está afetando o humor dos empresários brasileiros. Segundo o International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton International, 86% dos empresários brasileiros estão otimistas com relação à economia brasileira nos próximos 12 meses. O nível de otimismo aumentou 12 pontos percentuais em relação ao último trimestre pesquisado, fazendo com que o Brasil assuma a segunda posição no ranking global, atrás apenas do Peru (90%). O estudo é feito com 11.500 empresas em 40 economias.

“O governo tem mostrado que a política fiscal e monetária tem seguido na mesma linha cada uma cumprindo com seus compromissos. A única preocupação no momento é com o ritmo de crescimento, porém ainda sim isso não afeta as perspectivas das companhias no País”, diz Javier Martinez, responsável pelo IBR na América Latina.

- Continua após a publicidade -

Entre os mais otimistas estão ainda os empresários dos Emirados Árabes (84%), Filipinas (82%), Geórgia (78%), Índia (74%), Chile (68%), Alemanha (64%) e México (62%). Os países onde o percentual de executivos mais otimistas aumentou foram: a Tailândia, onde as perspectivas para a economia eram negativas no último trimestre de 2011 (-52%) e o nível de otimismo cresceu 60 p. p para 8%, no primeiro trimestre desse ano, a Finlândia onde o índice aumentou 50 p. p, passando de -48% para 2% e a Turquia que registrou elevação de 40 pontos percentuais.

O país mais pessimista é a Espanha (-71%), seguida pelo Japão (-53%) Grécia (-52%), França (-39%), Bélgica (-36%) e Holanda (-24%). Apesar dos índices ainda estarem negativos, os japoneses apresentaram aumento de 18 p.p no otimismo em relação ao último trimestre, assim como os franceses (+7 p.p), belgas (+10 p.p) e holandeses (+20 p. p).

Na América Latina o otimismo aumentou também em relação ao último trimestre (+12 p.p) para 73% sendo longe a região mais otimista. Os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) apresentaram uma elevação de sete pontos percentuais na comparação com o quarto trimestre de 2011 para 41%.

A América do Norte é destaque com o nível de otimismo crescendo 41 pontos percentuais no primeiro trimestre desse ano, para 47%. Até mesmo na Zona do Euro o sentimento de otimismo entre os empresários é maior. A região registrou uma elevação de 12 pontos percentuais de executivos com boas perspectivas, passando o índice de -16% para -4%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA