22.7 C
Vitória
domingo, 19 maio, 2024

Bombeiros do ES resgatam 154 pessoas no Rio Grande do Sul

Governo capixaba enviou 25 agentes e diversos equipamentos que estão atuando na cidade de São Leopoldo

Por Kebim Tamanini

A ida dos militares do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul para ajudar a resgatar vidas em meio à tragédia que assolou os gaúchos revela a força dos capixabas. Os 11 agentes que estão na região desde domingo (05) salvaram 154 pessoas e 27 animais, todos vivos, na cidade de São Leopoldo, para onde foram inicialmente designados para prestar ajuda. Vale lembrar que outros 15 homens partiram para integrar a equipe e devem chegar nesta quarta-feira (08).

- Continua após a publicidade -

O número de resgates realizados corresponde ao trabalho desempenhado desde a manhã de domingo (05) até a noite de segunda-feira (06). Esta equipe levou para a missão duas caminhonetes, um micro-ônibus, um caminhão e um reboque para o transporte dos cães. Além disso, foram utilizadas quatro embarcações, dois drones e equipamentos de busca e resgate.

“Ter um Corpo de Bombeiros e Defesa Civil muito bem equipados nos permite atender as demandas locais com excelência e também ajudar nossos irmãos que sofrem em outros estados. Somos o 5º maior efetivo deslocado para o Sul e estamos à disposição para fortalecer ainda mais esse trabalho”, afirmou o governador Renato Casagrande em suas redes sociais no momento em que autorizou a segunda equipe a ir para o estado gaúcho.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por ES Brasil (@revistaesbrasil)

Os 15 agentes que devem chegar nesta quarta-feira (08), também especializados em desastres e mergulhadores, estão levando barcos e equipamentos para o tratamento de água. Três estações móveis de tratamento de água, cada uma capaz de filtrar 1.500 litros de água por hora, estão sendo transportadas para transformar a água imprópria em água potável para consumo humano.

Situação crítica

O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 388, o que representa 78,13% dos 497 do estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta terça-feira (7).

O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes.

No momento, o número de desaparecidos chega a 132. No levantamento oficial, em todo o estado, há 361 feridos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA