22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Bombeiro capixaba embarca para combater incêndios florestais no Canadá

Cabo Samir Pittol integra missão brasileira com 104 especialistas em combate a incêndios florestais

Por Rafael Goulart

Com a onda de calor que assola o Hemisfério Norte, o Canadá sofre com a pior temporada de incêndios da série histórica. De acordo com a imprensa local, mais de 10 milhões de hectares de florestas já foram queimados em ao menos 490 focos de incêndios.

- Continua após a publicidade -

Em um esforço humanitário para ajudar os canadenses, o Brasil enviou 104 especialistas em combate a incêndios florestais. A equipe é formada por servidores de todo o país, como o cabo Samir Pittol Prochera, único capixaba a compor a missão.

Além do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), diversos órgãos brasileiros, como o Ibama, ICMBio, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Força Nacional de Segurança Pública, entre outros, estão unindo esforços para combater os incêndios e proteger o meio ambiente.

O comandante-geral do CBMES expressou sua satisfação: “É uma honra para nossa instituição tê-lo nessa ação humanitária. Sua presença reflete o compromisso e a solidariedade da corporação com outras nações, como ocorreu em nossa missão humanitária na Turquia. Temos confiança de que ele desempenhará um papel importante para ajudar nossos irmãos canadenses”.

Turquia

Seis capixabas do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo participaram de uma missão na Turquia em fevereiro deste ano. Com o auxílio da cadela Case, os militares ajudaram nas buscas e resgates das vítimas do trágico terremoto ocorrido no país. Case foi essencial na operação: além de ajudar nos 12 resgates realizado por brasileiros, a cadela ainda localizou outras sete vítimas que foram resgatadas por equipes de outros países.

O grupo que integrou os esforços da Missão Humanitária Brasileira na Turquia contou com 40 brasileiros e cinco cães treinados para busca e resgate de desaparecidos. Durante os 18 dias de permanência no país, foram realizadas 46 operações de busca e salvamento e encontradas 12 vítimas fatais pela missão brasileira.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA