26 C
Vitória
terça-feira, 8 DE outubro DE 2024

Bolsonaro vem ao ES e reforça pedido de apoio a candidatos do PL

Ex-presidente Jair Bolsonaro participou de ações na Grande Vitória e pediu voto para candidatos do PL

Por Robson Maia

A segunda-feira (30) foi marcada pela visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Espírito Santo para participar de eventos em apoio aos candidatos do Partido Liberal (PL) nas eleições municipais de 2024. Ao lado de lideranças partidárias estaduais, Bolsonaro reforçou a importância para a legenda dos resultados na Região Metropolitana capixaba.

- Continua após a publicidade -

A programação teve início ainda pela manhã, com a chegada do ex-presidente ao Aeroporto de Vitória por volta das 11h. Bolsonaro foi recebido por lideranças estaduais do PL, como o presidente da sigla no ES, senador Magno Malta, além de nomes como o deputado estadual Callegari e o deputado federal Gilvan da Federal.

Logo após a chegada, Bolsonaro seguiu em carreata para Vila Velha junto aos candidatos a prefeito de Vitória, Capitão Assumção, de Vila Velha, Coronel Ramalho, e da Serra, Igor Elson. O destino final da demonstração de apoio foi a região da Prainha, onde Bolsonaro discursou para os presentes.

Confira aqui como foi a chegada do ex-presidente ao ES

O representante da extrema-direita brasileira fez duras críticas ao Partido dos Trabalhadores (que sequer são os grandes embates das candidatos do PL no Espírito Santo, mas é o grande adversário de Bolsonaro nacionalmente) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bolsonaro ainda comparou diversos momentos de sua gestão com a atual cúpula do Governo Federal. Entre os nomes citados estavam o do ex-ministro Paulo Guedes e do atual ministro Fernando Haddad, assim como entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a atual primeira-dama do país, Janja Lula da Silva.

Bolsonaro vem ao ES e reforça pedido de apoio a candidatos do PL
Bolsonaro pediu apoio a Ramalho em Vila Velha – Foto por Divulgação/PL

Bolsonaro finalizou o discurso citando as candidaturas do PL no Espírito Santo, sobretudo a de Coronel Ramalho, em Vila Velha. O ex-presidente já deixou o estado rumo a São Paulo, com previsão de partida por volta das 18h, de acordo com a assessoria do PL.

A visita de Bolsonaro faz parte das estratégias da legenda para fortalecer as candidaturas no Espírito Santo. No início do mês, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, esteve em municípios da Região Norte e na Grande Vitória e participou de ações com candidatos. Depois, foi a vez do deputado federal Nikolas Ferreira cumprir agenda na Região Sul e na Região Metropolitana.

Qual a situação dos candidatos do PL na Grande Vitória

O PL possui candidaturas próprias em todos os municípios que compõem a Grande Vitória, com exceção ao município de Viana: Capitão Assumção (Vitória), Igor Elson (Serra), Ivan Bastos (Cariacica), Delegado Bahiense (Guarapari). Confira a situação dos candidatos nas pesquisas eleitorais:

  • Cariacica – Ivan Bastos

O candidato do PL aparece na terceira posição tanto no cenário espontâneo, quanto no estimulado. No primeiro, o bolsonarista tem 0,4% dos votos, distante de Célia Tavares (PT), em segundo, com 1,8% das intenções de votos, e do atual prefeito Euclério Sampaio (MDB), que tem 43,1% dos votos.

Já no cenário estimulado, Euclério segue liderando com ampla margem, com 75,0% das intenções de voto. Célia Tavares aparece com 8,8%, enquanto Ivan Bastos tem 2,8%. Brancos e nulos somam 7,8% das intenções de voto, e indecisos são 5,5%.

  • Guarapari – Danilo Bahiense

No cenário espontâneo, o ex-deputado do PL, Zé Preto (PP), tem a preferência de 28,7% dos eleitores. Na sequência aparece Rodrigo Borges (Republicanos), com 19,8%. O candidato bolsonarista na cidade-saúde, deputado estadual Danilo Bahiense (PL), é apenas o terceiro com 0,9%. Completam a lista Emanuel Vieira (União Brasil), com 0,7% e José Amaral (PSOL), com 0,1%. Brancos e nulos somam 10,2% do eleitorado, enquanto os indecisos são 35,1%.

Já na pesquisa estimulada o cenário é pior para os bolsonaristas. Zé Preto tem 44,4% da intenção de voto. Rodrigo Borges segue na segunda posição, com 30,2%. Emanuel Vieira sobe para terceiro, com 3,5%, enquanto Danilo Bahiense cai para quarto, com 2% dos votos, empatado na margem de erro com José Amaral, que tem 0,6% da intenção de voto, e o petista Oylas Pereira, com 0,2%. Cerca de 12% dos entrevistados disseram estar indecisos, enquanto nulos e brancos ficam em 7%.

  • Serra – Igor Elson

No cenário espontâneo, o ex-prefeito Audifax Barcellos (PP) lidera com 13,4%, estando tecnicamente empatado com o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que tem 11%.  Weverson Meireles (PDT), candidato apoiado pelo atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT), tem 6,5%, enquanto o bolsonarista Igor Elson (PL) figura apenas na quarta posição, com 0,8% do eleitorado. Fecha a lista Roberto Carlos (PT) com 0,6%.  Brancos e nulos estão em 5,3%. Outros candidatos, juntos, somam 14,2%. Os que não sabem, preferem não responder ou se declararam indecisos são 48,2%.

Já no cenário estimulado, Audifax tem 34,1%, enquanto Muribeca tem 29,3%. Weverson Meireles aparece com 8,1% das intenções de voto, e vem seguido de Roberto Carlos, com 2,5%. Igor Elson cai para quinto, alcançando 1,7%. Wylson Zon (Novo) tem 0,5% do eleitorado. Indecisos são 14,1% e os brancos e nulos são 9,6%.  

  • Vila Velha – Coronel Alexandre Ramalho

O ex-secretário de Estado aparece distante do atual prefeito nas pesquisas eleitorais. Arnaldinho Borgo (Podemos) lidera no cenário espontâneo com 62,4%. O candidato do PL, Coronel Ramalho, tem 5,6%. Maurício Gorza (PSDB) e João Batista Babá (PT) ficam empatados com 0,4%. Outros candidatos somam 1,8%. Os brancos e nulos são 3,7%, enquanto os indecisos formam 25,7% do eleitorado nesse cenário. 

Já no cenário estimulado, Arnaldinho amplia a liderança pela Prefeitura de Vila Velha. O atual prefeito atinge 77% das intenções de voto, enquanto o Coronel Alexandre Ramalho chega a 12,5%. Babá totaliza 1%, enquanto Maurício Gorza tem 0,7%. Gabriel Ruy (Mobiliza) teria 0,6%. Nicolas Trancho (Psol) não pontuou. Ninguém, brancos e nulos são 2,2% e os indecisos são 6,1%.

O estudo simulou ainda cenários de segundo turno. Arnaldinho venceria o confronto contra o ex-secretário de Segurança Pública. O atual gestor teria 75,3%, enquanto Ramalho alcançaria 15,7%. Indecisos seriam 7% e os nulos e brancos, 2%.

  • Vitória – Capitão Assumção

No cenário espontâneo, o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos)  lidera com 46%. Na segunda posição aparece o ex-prefeito João Coser (PT), com 15,7%. A deputada estadual Camila Valadão (Psol) tem a preferência de 2,5%, enquanto o ex-prefeito Luiz Paulo (PSDB) faz 2%. O bolsonarista Capitão Assumção (PL) é apenas o quinto, com 1,8%, seguido de Du Kawasaki (Avante), com 0,2%.

Já no cenário estimulado,o atual prefeito venceria ainda no primeiro: 55,7% dos eleitores escolheram Pazolini.  Em segundo lugar, ficou Coser, com 20,9% das intenções de voto. Valadão segue em terceiro, com 4,9%, seguida de Luiz Paulo, com 4,7%. Assumção segue em quinto, alcançando 3,3%, seguido de Du, com 0,1%. Os indecisos são 7% e os brancos e nulos são 3,4%.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA