21.6 C
Vitória
sábado, 5 DE outubro DE 2024

Quais as principais propostas dos candidatos da Serra?

ES Brasil consultou candidatos à Prefeitura da Serra para escutar propostas relacionadas mobilidade urbana, segurança, economia e educação

Por Robson Maia

Com as eleições municipais cada vez mais próximas, o eleitorado capixaba se atenta para as principais propostas dos candidatos às prefeituras do Espírito Santo. A ES Brasil consultou os candidatos ao Executivo da Serra para apontar o plano de propostas em caso de vitória na disputa.

- Continua após a publicidade -

Os temas requeridos aos candidatos foram: mobilidade urbana, segurança, economia/desenvolvimento econômico e educação. As respostas serão dispostas em ordem alfabética, a partir de cada temática. Confira:

  • Mobilidade Urbana

Audifax Barcelos (PP)

Terceira via de ligação Serra x Vitória; Ligação do Civit I ao Civit II e à BR-101, via Taquara; Mergulhão da BR 101 junto ao cruzamento com as avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Dos Metalúrgicos; Mergulhão na BR-101 no cruzamento com a Avenida Eldes Scherrer de Souza; Mergulhão no cruzamento da Avenida Norte Sul com as avenidas João Palácio e Rio Amazonas, no bairro Hélio Ferraz; Contorno de São Domingos (liga Serra Sede a Jacaraípe, Serra Dourada, Planalto Serrano – Bloco B);

Igor Elson (PL)

Transformar Agora: Privilegiar a circulação de pedestres, ciclistas e de pessoas com mobilidade reduzida e ampliar a extensão de ciclovias interligando com novos pontos de encontro para pedestres. e ciclistas, áreas de vivência, parques, ruas de lazer, praças, e bosques, fortalecendo o patrimônio ambiental e cultural com valorização da história serrana, do cuidado e identidade com a cidade para alcançar o conceito de cidade ecológica.

Plataforma Logística: Impulsionar a mudança do perfil econômico do Município promovendo reestruturação de vias, zoneamento e uso do solo, propondo a reestruturação do sistema de transporte coletivo com implantação de corredores exclusivos que integram os principais pólos produtivos. Em conjunto com a iniciativa privada, investir em infraestrutura, melhorando estradas, portos, aeroportos, pontes estratégicas, além de ampliar consideravelmente a produção de energia limpa, consolidando as bases para um novo salto do crescimento econômico.

Revitalização da Cidade: Urbanização e arborização de vias, valorização do pedestre e dos deficientes físicos com a ampliação da calçada legal, de calçadões e mobiliário urbano adequado; Recapeamento e implantação de sinalização adequada nas vias; Ordenamento da comunicação visual das lojas, dentre outros pontos; Transferência das redes elétricas e de telecomunicações aéreas para subterrânea nas Avenidas Comerciais Desapropriações e abertura de novas vias estratégicas para garantir a acessibilidade futura.

Parcerias com Iniciativa Privada: Transferir ativos, inclusive ambientais à iniciativa privada, sempre quando for mais vantajoso para o cidadão serrano. O investimento privado será a mola propulsora da geração de emprego e renda.

Acessibilidade das Pessoas com Deficiência (PCD): Trabalhar na acessibilidade dos prédios públicos e no seu entorno, inclusive calçadas, principalmente nas estações de transporte públicos. Apoiar na ampliação da oferta de táxis acessíveis.

Vias Conectadas: Vamos implantar em Vias do município de Serra serviço de WI-FI para comunicação dos usuários, bem como em linhas de ônibus intermunicipais.

Inovação na Infraestrutura: promover a infraestrutura de comunicação/tecnológica na infraestrutura de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, serviços e deslocamentos, ampliando a autonomia municipal na gestão da rede e dos serviços públicos.

Pablo Muribeca (Republicanos)

Implantar o programa Calçada Legal, com incentivo fiscal, por meio do IPTU, para a reformar das calçadas dos bairros, buscando uma melhor ambiência e proporcionando maior conforto, acessibilidade e segurança para crianças, jovens, idosos e pessoas com mobilidade reduzida;

Atualizar a central semafórica com uma rede inteligente para sincronização automatizada dos semáforos, utilizando captura de imagens digitais e análise de fluxo de veículos para otimizar de forma mais eficaz o planejamento e gestão do trânsito na cidade;

Conduzir estudos para a redução do número de semáforos com três tempos nas principais vias da cidade; Expandir a implementação de faixas de pedestres elevadas em ruas internas dos bairros para reforçar a segurança viária; Fortalecer o conteúdo de educação para o trânsito nas escolas públicas municipais;

Desenvolver um aplicativo que ofereça mapeamento da cidade, incluindo vias, ciclovias, e a identificação de pontos históricos, turísticos e culturais; Aumentar a implementação de sinalização sonora e tátil para deficientes visuais em semáforos e pontos de ônibus.

Weverson Meireles (PDT)

Terceira Ligação entre a Serra e Vitória Ligando Carapebus à Camburi; Ligação da Avenida Norte Sul com a BR 101 e CIVI I, via Bairro Taquara; Contorno de São Domingos – Ligação Serra-Sede à Jacaraípe; Implantar um corredor exclusivo de ônibus na futura Avenida Mestre Álvaro, conectando Serra-Sede a Laranjeiras, para melhorar o fluxo do transporte público; Implementação da Travessia de Carapina; Mergulhão da BR 101 junto ao cruzamento com as avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Dos Metalúrgicos; Mergulhão na BR-101 no cruzamento com a Avenida Eldes Scherrer de Souza; Plano de Integração das Ciclovias do Município; Ampliação e Urbanização da Av. Civit I; Mergulhão no cruzamento da Avenida Norte Sul com as avenidas João Palácio e Rio Amazonas, no bairro Hélio Ferraz.

LEIA MAIS
ATENÇÃO: Prazo para baixar o e-titulo termina hoje ATENÇÃO: Prazo para baixar o e-titulo termina hoje - App permite eleitores votarem nas eleições municipais; Não será possível realizar download do e-Título no domingo
moraes_stf_8/1_votação Moraes flexibiliza domiciliar para condenados do 8/1 votarem - A decisão atendeu a um pedido da Defensoria Pública da União (DPU), sob a alegação de que o 'exercício do voto é um direito e…

Segurança

Audifax Barcelos (PP)

Reavaliar e reestruturar o Plano Municipal de Segurança Pública “Serra, Atitudes da Paz” (ou análogo); Implementar o serviço da “Guarda 24 horas”; Implantar o Disque Emergência 153, linha direta entre a população e central de operações da Guarda Civil Municipal; Integrar as câmeras e o sistema do Cerco Inteligente com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP); Reestruturar a Central de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCOV) da Secretaria de Defesa Social, incluindo no organograma da Guarda Civil Municipal; Incluir um representante da Defesa Civil no Atendimento do CCOV; Implantar ferramentas tecnológicas eficazes para a Segurança Pública, Operações de Trânsito, como drones, sensores inteligentes, controles de acesso e automação; Criar o Aplicativo “Serra Mais Segura”; Integrar o sistema de rastreamento dos ônibus do transporte coletivo a central de Operações da Guarda Civil Municipal, por meio de termo de parceria. Com objetivo de prevenir, ou disponibilizar atendimento de pronta resposta em caso de ilícito penal dentro da circunscrição do município da Serra; Criar a Patrulha Maria da Penha implementando a distribuição do Botão do Pânico, com objetivo de atender às vítimas de violência doméstica e familiar por meio de visitas tranquilizadoras; Capacitar o efetivo da Guarda Civil Municipal para atendimento e Fiscalização de trânsito Ampliar o número de Bases Móveis Comunitárias e Módulos de Apoio da Guarda Civil Municipal, com objetivo de assegurar o atendimento em todas as regionais do município; Criar o programa “Comércio Seguro”. Com objetivo de distribuir e monitorar os principais polos comerciais do município; Fortalecer o Programa Cidadania no Trânsito por meio da integração da Guarda Civil Municipal e o Departamento de Operações de Trânsito (DOT), possibilitando a realização de ações preventivas com objetivo de promover a harmonia e paz no trânsito, criando ambientes seguros em proteção à vida; Cria o programa programa “Retorno Seguro”, com o objetivo de assegurar a proteção de trabalhadores e estudantes no retorno a suas residências, por meio do patrulhamento de pontos de ônibus nos locais e horários de maior vulnerabilidade.

Igor Elson (PL)

Segurança Integrada: Implementar o uso de tecnologia de ponta e promover a integração das bases de dados de interesse policial disponíveis nos níveis federal, estadual e municipal, e diferentes poderes, no combate a todo tipo de atividade criminosa, inclusive com uso intensivo de algoritmos. Incentivar ainda a integração na atuação de todos os agentes da segurança pública, ou seja, Polícia Militar, Polícia Civil e Guardas Municipais, trabalhando em estratégias conjuntas para promover a segurança da população, com Centros Integrados de Inteligência; Ampliar o sistema de monitoramento por câmeras, utilizando compartilhamento de imagens de vias públicas de câmeras de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado – CFTV (Circuito Fechado de Televisão) do município, mediante estabelecimento de Política específica;

Valorização da Guarda Municipal: Vamos proteger quem nos protege, com valorização da Guarda Municipal, apoio jurídico à ação de segurança, valorização da imagem da guarda municipal.

Ruas Seguras: Garantir o direito a toda a população de Serra de saber, por meio de mapas inteligentes, simples e interativos, quais, quantos e quando os crimes ocorreram na sua ou em qualquer outra rua do Município. Podendo, assim, entender o que está acontecendo, cobrar melhor as ações das polícias e demais autoridades e ainda ajudar com imagens, vídeos e informações dos criminosos. Transparência e prestação de contas a toda a sociedade, já que todos têm o direito de saber, com detalhes, o que acontece na sua rua, no seu bairro e na sua cidade.

Cidade Resiliente: Revisar e monitorar o Plano Municipal de Redução de Riscos do Município da Serra – PMRR, para ações de Contingência para Enfrentamento de Riscos e Desastres, usando a tecnologia para estudos sobre riscos ambientais, sua prevenção e contenção, capaz de manter o fornecimento ininterrupto de utilidades públicas essenciais (água, luz, energia e internet) e serviços básicos (saúde e assistência social), aliada ao uso de inteligência artificial, de robótica e drone para serviços de resgate, salvamento e segurança. • Instituir a Política Municipal de Mudanças Climáticas: Disciplinar as adaptações necessárias aos impactos derivados das mudanças climáticas, bem como contribuir nas diversas ações preventivas como redução da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera; construção civil conservacionista; transporte conservacionista; atividades rurais conservacionistas; cadeia produtiva com responsabilidade social; uso racional de recursos naturais no processo construtivo; uso de materiais, equipamentos e sistemas construtivos de menor impacto ambiental; redução dos impactos ocasionados no canteiro de obras e entorno do projeto até a sua desmobilização; redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada dos resíduos; uso racional da água, entre outras.

Garantia da Ordem Social: Vamos enfrentar de forma integrada as questões de desordem social, devolvendo a paz e a tranquilidade noturna aos cidadãos, através da integração e operacionalização técnica das leis do silêncio, entre os órgãos municipais e estaduais. Impedir a formação das cracolândias.

Proteção da Mulher e da Família: Promover a proteção da Mulher, da Família e dos Idosos, através de um programa de prevenção.

Programas de educação nas escolas:, que trabalhem na elaboração de medidas que visem a redução das ações violentas.

Programas de profissionalização e lazer, com o objetivo de ocupar os jovens no período extraclasse evitando, dessa forma, o seu envolvimento com atividades ilícitas.

Programas direcionados aos menores infratores para diminuir a chance de eles cometerem um novo crime

Pablo Muribeca (Republicanos)

Desenvolver o Programa Serra Segura, o qual abrangerá, de forma holística e multidisciplinar, ações em diversas frentes: Segurança Ostensiva e Inovação Tecnológica; Educação e Promoção Social; Esporte, Lazer e Cultura da Paz, além do Desenvolvimento Econômico e Urbano;

Fortalecimento da Guarda Civil Municipal, posicionando-a como um agente central no combate à criminalidade, com investimentos em capacitação, equipagem e valorização de seus membros, garantindo que estejam preparados para atuar de forma eficaz na segurança;

Dedicação do efetivo da Guarda Civil Municipal de Serra será destinado exclusivamente à sua atividade-fim, focando na promoção da segurança em toda a cidade, e contribuindo para uma Serra mais segura.

Fomentar a criação de um Centro Único de Inteligência e Monitoramento de Segurança Metropolitana, em parceria com outras Guardas Municipais, o qual unirá as ações de inteligência em segurança pública e defesa social, utilizando tecnologia de ponta para monitorar e controlar as atividades de segurança na cidade.

Enfrentar os crimes contra o patrimônio por meio de ações planejadas e estruturadas, utilizando tecnologias avançadas como uma rede de monitoramento por vídeo e vigilância contínua. O uso de Inteligência Artificial será ampliado para cruzar dados em tempo real, permitindo o reconhecimento facial e comportamental, além de mapear as áreas de maior incidência criminal. Esse sistema será integrado às câmeras de segurança e ao monitoramento eletrônico, que serão expandidos para mais ruas e avenidas da cidade; Implantar o SOS comércio, conectado à Guarda Municipal;

Valorizar o Conselho Interativo de Segurança da Serra, com a participação ativa da Sociedade Civil, da Prefeitura (incluindo as áreas de Segurança Pública, Guarda Municipal, Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Promoção Social), e com parcerias estratégicas com a Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e outras forças de segurança.

Weverson Meireles (PDT)

Aprimoramento e Expansão da Guarda Municipal; Investimento em Tecnologia de Segurança; Manutenção e Fortalecimento do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal); Integração da Segurança com Políticas de Proteção Social; Expansão da Participação na FICO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado); Ampliação das Câmeras de Reconhecimento Facial; Ampliação das Unidades Móveis da Guarda Civil Municipal (GCM); Implementação de um Batalhão Independente de Polícia Militar; 

  • Economia

Audifax Barcelos (PP)

Redução da burocracia, adequação dos custos fiscais, desenvolvimento de incubadoras tecnológicas, licenças ambientais sustentáveis e viáveis, desenvolvimento de mão de obra especializada, obras de infraestrutura que permitam redução dos custos, melhoria na logística, ambiente favorável a implantação de novas plantas industriais, articulação com a classe empresarial através da ASES, CDLs, Setores de Serviços, pequenos e microempreendedores e economia criativa;

Igor Elson (PL)

Empreendedorismo e Inovação: Criar uma aliança entre o Governo, a Academia e a Iniciativa Privada, oferecendo incentivos fiscais para projetos de inovação de empresas e projetando a cidade para uma agenda empreendedora com Inclusão Digital, mediante a Criação Ambientes Sociais de Inovação, promovendo o acesso ã Ciência, Tecnologia e Inovação. Fomentar a construção e implantação de hubs de Inovação para encubar e qualificar startups junto às Universidades, Centros de Pesquisa e Desenvolvimento; Feiras de negócios; programas de aceleração; Financiamento e linhas de crédito especiais; Infraestrutura tecnológica.

Capacitação: Vamos criar o Programa de formação de empreendedores, viabilizando cursos e mentorias e ampliar a cooperação com Sebrae e outras entidades junto às MPE e MEIs para estimular projetos viáveis economicamente, com foco em inovação, atreladas a programas de capacitação técnica e de gestão.

Mulher Serrana: Organizar programas de incubadoras de cooperativas, para o assessoramento e gestão através de parcerias com Universidades, Sebrae, Prefeitura, ACIT, Sindicato e outras instituições parceiras; Organizar e constituir o centro de formação de lideranças comunitárias femininas através de parcerias com a sociedade civil organizada. Criar o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Jovem Aprendiz Serrano: Visa implementar o projeto do Jovem Aprendiz Serrano também nas micro e pequena empresas, com capacitação subsidiada e flexibilização na contratação.

Pablo Muribeca (Republicanos)

Facilitar e agilizar os serviços que afetam a vida dos cidadãos e novos empreendimentos, reduzindo a quantidade de licenças exigidas e ampliando os prazos para concessão de alvarás e licenças de operação para empresas sustentáveis;

Ampliar o processo de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, com base em análise de risco, com o objetivo principal de acelerar e simplificar os procedimentos, diminuindo o tempo e o custo para o registro e legalização de pessoas jurídicas;

Implantar sistema on-line de aprovação de projetos para construção e emissão de licença de obras, com base em riscos R1, R2, R3 e R4; O sistema on-line abertura instantânea de empresas de baixo e médio risco; Atrair empresas de alto valor agregado para aumentar as fontes de receita do município.

Estimular o desenvolvimento de serviços criativos, micro e pequenas empresas, e startups por meio da inovação e do incentivo à criação de negócios em todas as regiões da cidade, especialmente no Centro da Serra.

Investir em novos modelos de negócios que gerem empregos para pessoas com mais de 50 anos e menos de 25 anos; Estudar a redução de taxas e impostos (ISS) para empresas de projetos de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnologia.

Estudar formas de inclusão dos empreendedores do comércio informal no sistema econômico formal do município, em equilíbrio com os demais comerciantes; Organizar Feiras de Emprego em parceria com o SINE e empresas privadas para facilitar a inserção dos moradores da Serra no mercado de trabalho.

Incentivar o turismo de negócios e o turismo nas comunidades. Realizar festivais culturais, artísticos e gastronômicos em todas as regiões da cidade.

Promover, fortalecer, capacitar e divulgar a comercialização do artesanato local, contribuindo para o desenvolvimento das vocações regionais e para a geração de renda e inclusão econômica dos artesãos.

Weverson Meireles (PDT)

Realizar estudos de viabilidade e estruturação de parcerias público-privadas (PPP’s) para promover a criação de ambientes de negócios; Reestruturar a política de incentivos fiscais para atração de empresas e investimentos, com foco em atividades econômicas voltadas aos investimentos e à cadeia produtiva de energias renováveis, turismo, ensino superior, produção artesanal de cerveja e incentivo ao empreendedorismo do agronegócio, inovação; agronegócio; contratação de empregados com idade igual ou superior a sessenta anos).

Implantar, em conjunto com as secretarias competentes, o “Alvará unificado”, visando a simplificação e a celeridade no processo de instalação de empreendimentos, a partir da instituição de fluxo unificado de abertura, emissão de licenciamento e alvarás. Automatizar, em conjunto com as secretarias competentes, os processos de trabalho relativos à fiscalização.

Posicionar a Serra como retroárea atuando na cadeia de suprimentos do setor portuário que está em expansão nos municípios limítrofes, potencializando a atuação municipal como suporte logístico e industrial; Fortalecer a atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Comissão de Desburocratização do Município de Serra; Promover a cidade como um destino de investimento nacional e internacional ao participar de feiras e eventos comerciais pertinentes e ao criar ferramentas como plataformas bilíngues; Estabelecer o Observatório de Investimentos da Cidade, utilizando big data e analytics para monitorar tendências e oportunidades de investimento, fornecendo informações estratégicas para investidores e formuladores de políticas públicas; Estimular o desenvolvimento de projetos econômicos setoriais e regionais por meio de uma abordagem proativa, engajada e a adoção de soluções ágeis e inovadoras; Incentivar a prática empresarial ética, sustentável e inovadora de empresas locais com a instituição do “Selo ESG Serra” ou Selo “Boas Práticas” para estimular que as empresas contribuam positivamente para o ambiente social e econômico do município e contribuam para um ambiente de negócios inclusivo, sustentável e inovador.

  • Educação

Audifax Barcelos (PP)

Ampliar o atendimento para ofertar vagas para crianças de 0 a 3 anos (creche), com a finalidade de reduzir gradativamente o cadastro de reserva para essa faixa etária; Incentivar o desenvolvimento de projetos com as temáticas: música; esporte; meio ambiente; cultura; diversidade; tecnológicas; estímulo da linguagem e do raciocínio lógico; desenvolvimento da autonomia, autoconhecimento, autocuidado e cooperação; educação sócio emocional; brincadeiras, criatividade, imaginação, e variadas estratégias pedagógicas para garantir a permanência dos estudantes na escola; Promover um estudo de demanda no município, com a finalidade de reformar, ampliar ou construir novas unidades de ensino Infantil e Fundamental; Implantar um sistema de rede integrando com as áreas da Assistência Social, Cultura, Esportes, Saúde, Tecnologia, Secretaria de Emprego e Renda, Trânsito, Meio Ambiente, Conselho Tutelar, e MP, com foco nas políticas públicas direcionadas aos estudantes e suas famílias, a fim diminuir a taxa de evasão escolar na Rede Municipal de Ensino e aumentar o índice das escolas e do município com base no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos; Estimular a utilização de espaços esportivos para fomentar a prática de atividade física e promover o bem-estar, através dos eventos culturais e festivos dentro do ambiente e fora do escolar; Investir em mobiliários e equipamentos, principalmente tecnológicos, que garantam, de forma contínua, conforto e qualidade para alunos, professores e demais funcionários que trabalham no ambiente escolar; Enfatizar um ambiente escolar com disciplina e organização, investindo em uniformização, e materiais escolares garantindo assim, a identificação e a equidade entre todos os alunos; 

Igor Elson (PL)

Escola Conectada: Estabelecer novas e mais ambiciosas metas de aprendizagem para os alunos que estudam nas escolas municipais, dando aos estudantes serranos protagonismo regional, nacional e global, com transparência nos resultados. Aumentar a qualidade e a quantidade de recursos didáticos e educativos nas escolas, proporcionando aula enriquecida com tecnologia para exposição, ilustração ou exemplificação de determinados conteúdos; sala de aula invertida, onde estudante se apropria do conteúdo e dos materiais preparatórios (textos, vídeos, jogos etc) em casa, ou qualquer outro ambiente, de forma independente, se preparando para o momento coletivo da aula – de forma ativa; rotação em estações por temas utilizando tecnologia digital; Uso de plataformas Digitais (ou AVA), preferencialmente adaptativas, que possibilitam ao(à) docente desenhar trajetos de aprendizagem alinhados às necessidades de cada estudante e/ou grupos de estudantes; bibliotecas digitais; laboratórios, desenvolvido de maneira interdisciplinar, para construção de artefatos, protótipos, ferramentas digitais, aplicativos em diferentes áreas e componentes curriculares, para que os alunos possam aprender cada vez mais, além de manterem seus interesses e engajamentos na escola, até o fim do ensino fundamental.

Escola Civico Militar: instituir o Programa Municipal das Escolas Cívico-Militares, para implementar um modelo voltado para as práticas pedagógicas onde os estudantes são estimulados a cultivar o respeito à pátria, aos símbolos nacionais e aos direitos e deveres de cidadania e incentivados a desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e responsabilidade social, preparando-os para serem cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.

Escola Integrada: Buscar a interação das escolas com a comunidade local, criando um ambiente propício ao estudo, ao acolhimento dos alunos e família, à prática esportiva, ao desenvolvimento cultural e demais atividades comunitárias. O objetivo é torná-la um polo de Capacitação e Desenvolvimento local acessível a todos, inclusive no período de recesso escolar. Promover oficinas de aprendizado de profissões, com integração entre idosos e jovens.

Contraturno Escolar: Oferecer contraturno escolar em um contexto humanista e integral. Integral no sentido de que a pessoa é entendida como um TODO (corpo, mente, coração e alma) e de que construímos uma comunidade de aprendizagem para TODOS (crianças e adolescentes, educadores, parceiros, famílias etc). Os benefícios das atividades do contraturno escolar, tais como: Práticas esportivas, artísticas, ensino de idiomas e até mesmo reforço escolar são algumas das atividades de contraturno mais comuns, mas são inúmeras as possibilidades para eliminar a ociosidade e ampliar o conhecimento e as habilidades das crianças.

Desenvolvimento Social: Melhorar a cobertura e a efetividade dos programas de transferência de renda em assistência à educação, focados em alunos e famílias em condições de vulnerabilidade social. Os objetivos são manter a frequência nos ambientes de ensino e ter bom aproveitamento de aprendizagem.

Recomposição de Aprendizagem: Vamos recompor e implementar no Município uma Política Municipal para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Serão realizadas avaliações sistemáticas de monitoramento de aprendizagem, e um conjunto de recursos pedagógicos para suplementação de ensino e superação do impacto da suspensão das aulas presenciais no aprendizado dos alunos. Haverá a criação de estratégias para a busca ativa de alunos com objetivo de reduzir a evasão escolar.

Alfabetização Idade Certa: A alfabetização dos alunos, segundo a Política Nacional de Alfabetização, com formação continuada de professores alfabetizadores e adoção de melhores práticas comprovadas.

Profissionais da Educação: Professores, diretores de escola e demais profissionais da educação serão valorizados como agentes de mudança do ambiente escolar, apoiando as escolas no planejamento com foco no resultado. Estimular o compartilhamento de melhores práticas na rede escolar.

Saúde Emocional: Vamos ampliar o apoio à saúde emocional dos dirigentes, equipes gestoras, professores e alunos, visando mitigar os impactos da pandemia sobre a saúde mental, com foco nos grupos mais vulneráveis e integração com Saúde, Justiça e Desenvolvimento Social para um adequado encaminhamento.

Educação Inclusiva: Ampliar a acessibilidade das escolas e inclusão de alunos com deficiência, com adequado preparo da infraestrutura e capacitação profissional. Implementação da sala sensorial na escola, promovendo uma integração social e potencializando as chances para que o infante consiga interagir com o ambiente e seus elementos de modo satisfatório.

Governança e Gestão Educacional: Exercer o papel de coordenação da política educacional municipal, fortalecendo o regime de colaboração entre escolas da rede pública. Aprimorar a capacidade administrativa da Secretaria de Educação, com uma estrutura capaz de oferecer sólido apoio às escolas.

Pablo Muribeca (Republicanos)

Expandir o número de vagas em creches, inclusive em tempo integral; Aumentar a quantidade de escolas em período integral, com foco no ensino fundamental do primeiro ciclo (6 a 10 anos), começando pelas áreas mais carentes da cidade;

Modernizar e aprimorar as instalações físicas e tecnológicas das unidades escolares; Integrar atividades sociais, culturais e esportivas ao currículo escolar, mantendo as escolas abertas nos finais de semana para atividades extracurriculares;

Combater a defasagem idade/série com a criação de um programa específico para assegurar a alfabetização até os 7 anos; Reduzir o abandono escolar, garantindo que todas as crianças concluam a Educação Fundamental de forma completa;

Conceder maior autonomia administrativa e pedagógica às escolas, estabelecendo metas claras e indicadores de desempenho para o aprendizado dos alunos em cada unidade; Implementar um modelo de gestão focado na meritocracia e no desenvolvimento de competências, visando a melhoria dos resultados educacionais; Colaborar com instituições de ensino superior para melhorar a gestão escolar em toda a rede, utilizando ações modernas e inovadoras para a formação inicial e capacitação contínua dos professores e diretores; Criar e implementar programas culturais nas escolas municipais, promovendo festivais culturais nas unidades escolares;

Oferecer cursos noturnos nas escolas municipais para preparar os jovens para o ingresso no IFES; Ampliar o acesso à internet nas escolas públicas municipais, atendendo alunos e profissionais da educação, incentivando a pesquisa e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação. Promover a capacitação contínua dos profissionais da educação municipal, utilizando novas tecnologias para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz.

Weverson Meireles (PDT)

Ampliação da Educação em Tempo Integral; Implementação Sistema de Monitoramento Contínuo do Ensino-Aprendizagem; Ampliação do Kit Educação e Implementação de Voucher Escolar; Implantação da Educação 4.0 e Modernização do Sistema de Gestão Escolar; Educação Financeira e Empreendedorismo;

Plano Municipal de Educação: Atuar no cumprimento das metas previstas no Plano Municipal de Educação. Política de ampliação de vagas na Educação Infantil: Ampliar a oferta da Educação Infantil com abertura de novas vagas nas creches para crianças de até 03 anos de idade. Ensino Fundamental: Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que os alunos concluam essa etapa na idade recomendada, garantindo acesso, permanência e combate à evasão escolar em parceria com comitês intersetoriais. Educação de Jovens e Adultos: Ampliar a oferta de Educação de Jovens e Adultos, considerando os bairros com demanda de expansão de matrículas. Educação de Jovens e Adultos articulada à Qualificação Profissional: Implementar ações em parceria com Instituições de Educação Profissional (Senai, Senac, Ifes, outros) para trabalho articulado ao currículo da EJA;

Educação Especial: garantir o acesso ao ensino para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, com a garantia de sistema educacional inclusivo, ampliação de salas de recursos multifuncionais, professores especializados para seu atendimento, cuidadores e estagiários, garantindo todo o suporte e estrutura necessária, bem como atendimento no turno e contraturno às crianças Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Ações Intersetoriais: Implementar ações intersetoriais entre Educação, Saúde e Assistência Social na garantia de ações conjuntas possibilitando o atendimento integral às/aos crianças/estudantes PAEE para acesso aos serviços públicos indispensáveis para o seu desenvolvimento; Alfabetização: Alfabetizar todas as crianças, no máximo até o 2º ano do Ensino Fundamental, com ações próprias do município e em parceria com Programas Federais, Estaduais e Municipais, com estratégias de acompanhamento e monitoramento dos índices de aprendizagem; Recomposição da aprendizagem: Garantir e ampliar ações do Projeto Potencializando; Aprendizagens para alfabetização e recomposição das aprendizagens das crianças, melhorando os índices educacionais após perdas educacionais geradas em virtude do impacto da pandemia; Qualificação da aprendizagem e uso de novas tecnologias: estimular o uso de tecnologias digitais plugadas e não plugadas, plataformas digitais e laboratórios móveis no processo de aprendizagem e na recomposição do ensino.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA