23.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

Bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em baixa nesta quinta-feira, e

Em meio a preocupações sobre a perspectiva da política monetária dos EUA e a fraqueza do petróleo, houve quedas entre 0,64% a 1,6%.

Temores de que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) poderá voltar a elevar juros antes do esperado pressionaram os mercados asiáticos, levando as ações a registrar perdas e as moedas locais a se enfraquecerem frente ao dólar, nesta quinta-feira (24). 

- Continua após a publicidade -

Ontem, o presidente da distrital do Fed em Saint Louis, James Bullard, afirmou que um novo aumento de juros poderá ser defendido na reunião de abril. Em dezembro, o Fed elevou seus juros de curto prazo pela primeira vez desde 2006. Mas a partir daí, vem mantendo os juros inalterados, diante de indícios de desaceleração da economia global.

A desvalorização do petróleo, que nesta quarta-feira (23) ontem registrou queda de 4% em Nova York e se manteve fraco durante a madrugada, também favoreceu a mão vendedora nas bolsas da região asiática. Na China, O Xangai Composto caiu 1,6% hoje, a 2.960,97 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, recuou 1,4%, a 1.876,11 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve queda de 1,31%, a 20.345,61 pontos, em seu pior desempenho diário em cerca de um mês, devido à fraqueza de papéis do setor de energia, enquanto o Nikkei perdeu 0,64% em Tóquio, a 16.892,33 pontos.

Além do Fed e do petróleo fraco, pesaram na China receios de que as operações de vendas de ações a descoberto ganhem força. Uma corretora local, a Ping An Securities, anunciou que vai voltar a permitir que os investidores façam esse tipo de operação. O mau humor prevaleceu nos mercados chineses mesmo após o primeiro-ministro do país, Li Keqiang, afirmar que Pequim está se esforçando para lidar com a volatilidade da economia e não irá enfraquecer o yuan deliberadamente com o objetivo de impulsionar as exportações. 

Entre bolsas menores da Ásia, o índice sul-coreano Kospi caiu 0,46%, a 1.985,97 pontos, enquanto o taiwanês Taiex cedeu 0,3%, a 8.743,38 pontos, antes do Banco Central de Taiwan anunciar um novo corte de juros, o terceiro em seis meses. Na Oceania, a bolsa da Austrália terminou a sessão no menor nível em três semanas, pressionada principalmente por bancos e mineradoras, mas também por algumas petrolíferas. O S&P/ASX 200, índice que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, recuou 1,1%, a 5.084,20 pontos.

Em razão do feriado da Sexta-feira Santa, os mercados de Hong Kong, Austrália e Filipinas não vão operar amanhã. A bolsa filipina também não abriu hoje, em função de um feriado local. Com informações da Dow Jones Newswires. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA