Em meio a preocupações sobre a perspectiva da política monetária dos EUA e a fraqueza do petróleo, houve quedas entre 0,64% a 1,6%.
Temores de que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) poderá voltar a elevar juros antes do esperado pressionaram os mercados asiáticos, levando as ações a registrar perdas e as moedas locais a se enfraquecerem frente ao dólar, nesta quinta-feira (24).
Ontem, o presidente da distrital do Fed em Saint Louis, James Bullard, afirmou que um novo aumento de juros poderá ser defendido na reunião de abril. Em dezembro, o Fed elevou seus juros de curto prazo pela primeira vez desde 2006. Mas a partir daí, vem mantendo os juros inalterados, diante de indícios de desaceleração da economia global.
A desvalorização do petróleo, que nesta quarta-feira (23) ontem registrou queda de 4% em Nova York e se manteve fraco durante a madrugada, também favoreceu a mão vendedora nas bolsas da região asiática. Na China, O Xangai Composto caiu 1,6% hoje, a 2.960,97 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, recuou 1,4%, a 1.876,11 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve queda de 1,31%, a 20.345,61 pontos, em seu pior desempenho diário em cerca de um mês, devido à fraqueza de papéis do setor de energia, enquanto o Nikkei perdeu 0,64% em Tóquio, a 16.892,33 pontos.
Além do Fed e do petróleo fraco, pesaram na China receios de que as operações de vendas de ações a descoberto ganhem força. Uma corretora local, a Ping An Securities, anunciou que vai voltar a permitir que os investidores façam esse tipo de operação. O mau humor prevaleceu nos mercados chineses mesmo após o primeiro-ministro do país, Li Keqiang, afirmar que Pequim está se esforçando para lidar com a volatilidade da economia e não irá enfraquecer o yuan deliberadamente com o objetivo de impulsionar as exportações.
Entre bolsas menores da Ásia, o índice sul-coreano Kospi caiu 0,46%, a 1.985,97 pontos, enquanto o taiwanês Taiex cedeu 0,3%, a 8.743,38 pontos, antes do Banco Central de Taiwan anunciar um novo corte de juros, o terceiro em seis meses. Na Oceania, a bolsa da Austrália terminou a sessão no menor nível em três semanas, pressionada principalmente por bancos e mineradoras, mas também por algumas petrolíferas. O S&P/ASX 200, índice que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, recuou 1,1%, a 5.084,20 pontos.
Em razão do feriado da Sexta-feira Santa, os mercados de Hong Kong, Austrália e Filipinas não vão operar amanhã. A bolsa filipina também não abriu hoje, em função de um feriado local. Com informações da Dow Jones Newswires.