22.7 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Black Friday: confira dicas para não cair em golpes

Veja os principais passos para não sair no prejuízo durante um dos períodos em que os consumidores mais compram

Pore Kebim Tamanini

A tão esperada Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro, é um período de descontos e promoções oferecidos por diversas lojas. Apesar da data oficial ser apenas na sexta-feira, é comum que o comércio antecipe os dias de promoção.

- Continua após a publicidade -

E você, consumidor, já sabe o que vai comprar? Antes mesmo de pesquisar, é importante se conscientizar para não realizar compras impulsivas movidas apenas pelos descontos. Lembre-se de que pagar dívidas no final do ano pode ser prejudicial para sua saúde financeira.

Veja os principais passos para não sair no prejuízo durante um dos períodos em que os consumidores mais compram.

Faça uma lista

No mundo atual do consumo, é fundamental que os consumidores estejam conscientes do que realmente precisam adquirir, priorizando o essencial e evitando gastos desnecessários e impulsivos. Caso haja dúvidas, é válido dar uma volta, refletir e considerar se o item é realmente necessário ou apenas um desejo momentâneo impulsionado pelo atrativo desconto.

Veja os principais passos para não sair no prejuízo durante um dos períodos em que os consumidores mais compram
A Black Friday acontece toda quarta sexta-feira do mês de novembro. Foto: Agência Brasil

Acompanhar o valor

Um passo importante é acompanhar o valor dos produtos desejados nas semanas que antecedem o evento. Sites como Zoom e Buscapé oferecem aos consumidores a possibilidade de verificar o histórico de preços dos produtos, permitindo avaliar se o preço realmente está mais baixo durante a Black Friday.

Avaliar a forma de pagamento

Ao realizar uma compra, a escolha da forma de pagamento pode impactar na saúde financeira do consumidor. É fundamental tomar precauções para evitar o acúmulo de dívidas e manter uma organização financeira adequada. Ao utilizar o cartão de crédito, é importante ter cautela para não acumular parcelas em excesso, pois isso pode resultar em cobranças de taxas e juros elevados, prejudicando ainda mais a situação financeira.

Evite fraudes

A Black Friday é um período propício para golpes e fraudes. Segundo o site Reclame Aqui, reclamações como propagandas enganosas, atrasos na entrega e produtos não recebidos foram frequentes em anos anteriores. Para evitar essas situações e proteger-se contra golpes, é importante tomar algumas medidas durante o evento:

1. Cuidado com phishing bancário e golpes via e-mail;
2. Verifique valor do frete e prazo de entrega;
3. Acompanhe os preços dos produtos;
4. Conheça as políticas de troca, devolução e reembolso;
5. Confira os dados da empresa e valor da compra;
6. Opte por métodos de pagamento seguros;

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA