20.9 C
Vitória
terça-feira, 24 maio, 2022

Biblioteca Pública Estadual recebe doação de mangás do Consulado Japonês

esbrasil-biblioteca-estadual-recebe-manga-japones
Solenidade de recebimento dos mangás japoneses doados a Biblioteca Pública Estadual - Foto: Hélio Filho/Secom

Ao todo, são 792 exemplares de mangás, de gêneros variados, que ocuparão setor exclusivo na Biblioteca Pública Estadual 

Por Wesley Ribeiro 

A Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) recebeu, nesta terça-feira, 8 de fevereiro, uma doação de 792 exemplares de mangás, os quadrinhos típicos do Japão, de gêneros variados, com o objetivo de estimular e aumentar o interesse dos usuários da biblioteca pela cultura japonesa e torna-la disponível para mais pessoas no Brasil.

Segundo o Governo do Estado, os interessados em conhecer os títulos podem visitar a Biblioteca Pública e mergulhar no universo dos mangás. Os livros ficarão disponíveis para leitura somente nas instalações da BPES.

A ação é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult); a Fundação Japão, órgão ligado ao Ministério de Relações Exteriores japonês; e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

Para acompanhar a entrega dos exemplares que farão parte do acervo da BPES, uma comitiva do Consulado japonês esteve no estado. Eles foram recebidos pelo governador do Estado, Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Participaram do encontro, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha; o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba; e o representante da Fundação Japão em São Paulo, Masaru Susaki.

manga-japones
O mangá japonês são típicas histórias em quadrinhos que viraram febre no mundo todo – Foto: Reprodução

“Os brasileiros têm muita admiração pelos japoneses e sua cultura milenar. Um povo que enfrentou muitas dificuldades na história e sempre venceram com muita elegância, educação, cultura e respeito. Quando recebemos esses mangás, nós damos oportunidade aos descendentes de japoneses e aos jovens capixabas de desfrutar um pouco mais da cultura japonesa, estreitando ainda mais nossa relação”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O secretário da Cultura lembrou que essa é a terceira vez que uma comitiva do Consulado japonês vem ao Estado em viagens que inclui a visitação a diversos espaços culturais.

“A partir disso, temos estruturado outras parcerias que visam aproximar os dois países. Agora, a Biblioteca Pública passa a ter um setor exclusivo dedicado aos mangás com títulos diversos. De uma forma geral, os mangás estimulam a leitura para o público jovem, além de aproximar a cultura oriental com a ocidental. Para além dessa parceria, temos conversado sobre a itinerância de exposições de arte”, completou Fabricio Noronha.

Fundação Japão 

Masaru Susaki explicou que a Fundação Japão tem o objetivo de firmar relações e vínculos com administrações do mundo todo a fim de levar a cultura japonesa para outros países, como uma espécie de intercâmbio artístico.

“Introduzimos nossa cultura para os brasileiros por meio das artes cênicas, música, literatura, exposições de arte tradicionais e contemporâneas e os mangás. Apenas oito bibliotecas estatais no Brasil contam com este acervo de títulos”, disse.

Troca entre culturas 

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou da solenidade e enalteceu esse processo de troca entre culturas diferentes que resulta em afinidades e aproximação entre as diversas sociedades e nações.

“O Espírito Santo é essa terra acolhedora e quando temos oportunidade de estar próximos a uma cultura diferente, como a japonesa, percebemos que isso faz bem aos nossos jovens. O Japão é um exemplo de força de vontade e nós, do Governo do Espírito Santo, agradecemos as doações e toda bagagem que será repassada”, discursou.

Atrair o público 

A gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Marcelle Queiroz, declarou que a biblioteca fica muito honrada em receber uma doação de títulos tão diversos.

“Os mangás são destinados para públicos de todos os gostos e idades. Ficamos muito felizes com essa doação e com a expectativa de atrair um público cativo desse tipo de acervo, de leitores de HQ e mangás”, observou.

Biblioteca Pública do Espírito Santo

Endereço: Avenida João Batista Parra, 165, bairro Praia do Suá – Vitória
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Contatos e redes sociais:
Telefone/WhatsApp: (27) 3137-9351
E-mail: [email protected]
Facebook: Biblioteca Pública do Espírito Santo
Instagram: @bibliotecas.es

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade