O ex-chefe militar e líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz, será responsável por formar um novo governo em Israel
O presidente de Israel, Reuven Rivlin, convocou o ex-chefe militar e líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz, para formar um governo nessa quarta-feira (23). Rivlin deu oficialmente a ele a missão de formar um governo durante uma cerimônia realizada às 20 horas, horário local.
NETANYAHU X GANTZ
Netanyahu disse que trabalhou “incansavelmente” para estabelecer um governo de unidade com Gantz, mas afirmou que ele rejeitou suas tentativas.
Integrantes do Azul e Branco disseram na segunda-feira (22) que construirão o “governo de unidade liberal, liderado por Benny Gantz, pelo qual o povo de Israel votou”.
No entanto, a tarefa do novo governador será difícil. O ex-chefe militar manifestou vontade de formar um governo com Netanyahu, caso não continue liderando o Likud, enquanto enfrenta sérias acusações de corrupção.
Entretanto, o Likud não mostra sinais em abandonar Netanyahu. Assim, Gantz terá dificuldade em formar uma coalizão governamental sem o partido. E, se falhar, a maioria dos legisladores votará na aprovação de um terceiro candidato para formar um governo. Se a medida não for aprovada, Israel será forçado a ter uma terceira eleição.
*Da redação, com informações de CBN News
- Netanyahu formará governo de coalizão em Israel
- Reta final nas eleições israelenses. Confira a disputa!