22.1 C
Vitória
sexta-feira, 12 agosto, 2022

Banestes atinge pela 1º vez grau de avaliação de risco duplo A

O Banestes é uma sociedade anônima de capital aberto e de economia mista criada em 1937, é um banco múltiplo controlado pelo Estado. Foto: Divulgação/Banestes

A avaliação da Fitch Ratings elevou a perspectiva da nota de rating nacional de longo prazo do Banestes

Por Amanda Amaral

Pela primeira vez, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) atingiu o grau de avaliação de duplo A. Uma das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo, a Fitch Ratings, elevou a perspectiva da nota de rating nacional de longo prazo do Banestes de A+(bra) para AA-(bra), com perspectiva estável.

O relatório apontou que o banco manteve o perfil financeiro e que se encontra melhor que o dos pares com ratings na faixa “A(bra)”. “A Fitch Ratings afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB-’ do Banestes e elevou o Rating Nacional de Longo Prazo do banco para ‘AA-(bra)’, de ‘A+(bra)’. A Perspectiva dos IDRs é Negativa e a do Rating Nacional de Longo Prazo, Estável”, diz o documento.

Ainda segundo o relatório da agência internacional, “a elevação do Rating Nacional de Longo Prazo do Banestes reflete a visão da Fitch de que o banco manteve seu perfil financeiro, que se encontra melhor que o de seus pares com ratings na faixa ‘A(bra)’. A estabilidade da força dos indicadores principais de rentabilidade, capitalização e captação/liquidez nos últimos dois anos e meio sustenta a visão da Fitch”.

Perfil de negócios estável

A avaliação da Fitch afirma que o perfil de negócios do Banestes é estável, com ampla oferta de produtos e serviços financeiros, e apresenta qualidade dos ativos adequada. Além disso, destaca que o índice de créditos em atraso (Non Performing Loans – NPLs) acima de noventa dias permaneceu controlado e adequado, em 1,8%, em março de 2022 (2,1% em 2021 e 1,9% em 2020).

Entre os pontos positivos do Banestes, destacados pela agência classificadora de riscos, está a forte lucratividade, com resultado operacional/ativos ponderados por risco de 3,5%, em 2021, e 3,4%, em 2020, uma média de 3,2%, de 2018 a 2021. Outro ponto é o bom nível de capitalização, apresentado como adequado e estável. A Fitch acredita que a capitalização do banco continua adequada e suficiente para manter sua estratégia a médio prazo.

Poupança e depósitos

A estrutura de captação do Banestes também foi avaliada como estável e diversificada, sendo as principais fontes de financiamento os depósitos à vista, poupança e depósitos a prazo. O índice empréstimos/depósitos foi de 34,5% em março de 2022 e 34,9% em 2021.

Este indicador principal teve uma média de 35,8% de 2018 a 2021, um dos índices mais fortes entre os pares. A liquidez é adequada e a Fitch acredita que o índice empréstimos/depósitos aumentará a médio prazo, devido aos planos do Banestes de ampliar a carteira de crédito.

Principal agente de arrecadação

A Fitch destacou que o Banestes é estrategicamente importante para o Espírito Santo, pois atua como seu principal agente de arrecadação de impostos, realizando transferências a municípios e respondendo pela administração do caixa do governo.

Além disso, entidades públicas para as quais o banco presta serviços e concede crédito, incluindo fornecedores, assim como funcionários públicos, para quem a instituição concede crédito consignado com desconto em folha, compõem uma importante parcela dos negócios do Banestes.

Crédito e controle da inadimplência

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destacou as operações de crédito. Foto: Secom/Governo do Estado

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destacou as ações de crescimento das operações de crédito, com controle de inadimplência, além dos assertivos investimentos em modernização, inovação e parcerias, com os resultados que estão ligados às adequações das estratégicas adotadas no período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“Além de superar os desafios do período de pandemia e exercer destaque no cenário de crédito emergencial, aumentando a capilaridade de negócios, o Banestes tem demonstrado uma competitividade cada vez maior no mercado de crédito e de oferta de outros produtos e soluções financeiras. Estamos seguindo com responsabilidade o planejamento, conforme a tendência do cenário de recuperação da economia em 2022”, pontuou Amarildo Casagrande.

O que é classificação de risco?

O rating é uma avaliação que as agências de classificação de risco de crédito atribuem a um emissor, que pode ser por exemplo um banco, de acordo com sua capacidade de honrar seus compromissos financeiros. Com isso, os investidores conseguem subsídios para sua tomada de decisão quanto ao risco dos títulos de dívida que estão adquirindo.

Cada agência possui uma forma de classificar esse risco. Quanto maior for a probabilidade de não pagamento do avaliado, pior será a sua classificação. Em termos gerais, a Fitch utiliza AAA (triple A) como sua maior classificação e D como a pior. No site da empresa há uma explicação detalhada. 

Com informações da Fitch e Banestes. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade