21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Atividades para se divertir com as crianças em casa

Confira sugestões de atividades e brincadeiras para fazer em casa com a garotada

Ter brincadeiras e atividades à mente para passar o tempo em casa pode ajudar os pais e cuidadores a se aproximar das crianças de forma criativa e lúdica e ajudá-las a gastar energia dentro de casa durante os dias chuvosos. O ES Brasil selecionou algumas ideias para as famílias se divertirem juntas.

A psicóloga Daniela Dadalto compreende que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento da criança, tanto afetivo como cognitivo. “No brincar, a criança desenvolve motricidade, inteligência, memória, atenção e habilidades sociais. Durante a pandemia, as crianças brincaram muito tempo sozinhas e principalmente as mais novas, quando retornamos às atividades, tiveram muitas dificuldades nas interações sociais porque não aprenderam a conviver e a se relacionar com outras crianças da mesma idade.

- Continua após a publicidade -

Como a maioria ficou em casa só com os pais, nós tivemos muitas famílias procurando atendimento porque essas crianças tinham muitas dificuldades nas interações sociais”, relata. 

Daniela Dadalto
Foto: Larissa Almeida

Segundo Daniela, além de promover o desenvolvimento, a brincadeira também permite que a criança elabore e expresse muitas coisas que não consegue expressar em palavras, então, também é uma forma de manifestação das características de personalidade, dos medos, das alegrias, de como está elaborando as situações que vivencia.

Por isso, o brincar, é um instrumento muito utilizado no consultório, no trabalho com as crianças, porque a partir disso os pequenos, às vezes sem perceber, expressam questões do que estão pensando e sentindo, então é fundamental na vida da criança.

“Por meio do brincar, manusear, criar e desenvolver coisas, a criança vai se desenvolvendo, muito mais do que se ficasse o tempo inteiro na tela. Não significa que a tela seja prejudicial o tempo inteiro, mas, ela desenvolve uma parte e precisa ser o mínimo do dia da criança. Esse dia precisa também ser enriquecido com brincadeiras ao ar livre, contato com a natureza, o faz de conta, tudo isso vai ser importante para o desenvolvimento dela, tanto cognitivo, afetivo, personalidade e identidade”, explica a psicóloga.

Cabaninha

Que tal acampar na garagem, no quarto ou na sala? Com duas cadeiras e um lençol ou cobertor, é possível montar sua própria cabana e aproveitar o ambiente para contar histórias. Vire as cadeiras de costas uma para a outra e deixe um espaço entre elas, que será onde vocês devem “se abrigar”. Se a coberta for muito grande, utilize quatro cadeiras. Para fazer o teto, jogue o tecido sobre os encostos para fazer o teto. Se quiser, forre o chão com edredom, almofadas, lanternas e o que mais sua imaginação mandar para deixar a brincadeira mais aconchegante.

Massinha de modelar caseira

Sabia que é possível fazer a sua própria massinha em casa?  Para preparar, basta misturar os seguintes materiais: 

  • 4 copos de farinha de trigo
  • 1 copo de sal
  • 1 copo e meio de água
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • Corante alimentar (opcional)

Junte os ingredientes e misture com as mãos, até chegarem a uma textura de massa de modelar. se precisar adicione água e farinha conforme a consistência para deixar na textura ideal. O corante é usado para deixar a massinha com uma cor mais atrativa.

Mímica

Para jogar, os participantes podem ser divididos em dois grupos e definir um tema para as palavras ou frases que serão representadas. Depois, um dos grupo escolhe uma pessoa do outro time e diz o que ela deve imitar. O objetivo do mímico é fazer a sua própria equipe advinhar a palavra ou frase, usando apenas com gestos. 

Descubra a sombra

Para brincar de Descubra a Sombra, selecione objetos variados (como panelas, pratos, copos, roupas, canetas etc.), uma luminária (ou lanterna), cartolina e caneta. Fixe a lanterna ou luminária em uma superfície e empilhe os objetos de maneira a criar uma forma engraçada. Com uma fita adesiva, fixe a cartolina no ponto onde a sombra foi formada, contorne a sombra formada na cartolina e desmonte os objetos. Depois da montagem, chame os pequenos para tentar a missão de descobrir como você empilhou e reproduzir a mesma sombra. 

Ensaio fotográfico

Separe tecidos e materiais disponíveis na sua casa para compor com ajuda dos pequenos diferentes cenários e aproveite fantasias e acessórios chamativos para deixar a brincadeira mais animada. As crianças podem se revezar entre fazer os registros fotográficos, fazer poses divertidas e representar personagens, artistas, atletas o que mais a imaginação mandar.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA