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sexta-feira, 25 setembro, 2020

Aquaviário volta a pauta da Ales

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O investimento realizado será de R$ 1.557.998,14 e faz parte do plano de reestruturação da Segurança Pública, no escopo do programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Comissão de Infraestrutura debate modelo de operação

Um novo modelo de operação do transporte aquaviário para a Capital do estado será apresentado pela empresa Ecobalsas na reunião da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Assembleia Legislativa, que ocorrerá quinta-feira (30), às 10h, no Plenário Rui Barbosa. O tema vem sendo amplamente discutido pelos parlamentares como solução para desafogar o trânsito na Região Metropolitana.

A ideia, segundo o presidente da comissão – deputado Marcelo Santos (PTD), é fomentar uma parceria entre Poder Público e iniciativa privada, já que o governo do Estado sinalizou a reativação do modal, que teria mais pontos de embarque e desembarque  na Capital. Uma das vantagens do transporte aquaviário seria o menor tempo na travessia entre Vitória e Vila Velha.

Em março desse ano, a Coinfra realizou uma visita técnica à baía de Vitória para estudar a possibilidade de reimplantação. Com o apoio da Marinha do Brasil, deputados estaduais, representantes do governo e de empresa fabricante de embarcações exploraram alguns pontos da baía para estudarem a profundidade, a maré, o vento e outros aspectos que podem influenciar na escolha do modelo.

Após a visita, os participantes da expedição se reuniram na Ales para debater sobre a viabilidade de retorno do sistema. A fabricante da embarcação que opera em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, informou que o seu produto se adéqua perfeitamente à realidade capixaba. Ricardo Ferreira Soares, da fabricante Fibra Rio, afirmou que é possível fazer a travessia entre Vitória e Vila Velha em três minutos.

Dep. Dary Pagung (sem partido), Dep. Marcos Mansur (PSDB), secretário de Transportes e Obras Públicas Fábio Damasceno, Dep. Marcelos Santos (PTD) e Dep. Alexandre Xambinho (Rede) na primeira reunião do ano sobre o aquaviário (Fotografia -Ellen Campanharo)

Soares explicou que a embarcação da empresa tem capacidade para 50 passageiros e dois tripulantes, é fabricada em fibra de vidro e é segura, sendo insubmergível, ou seja, se houver algum acidente, ela não afunda e os passageiros podem aguardar o resgate. Ainda segundo o representante da empresa, em seis anos de operação em Angra, nunca houve nenhum tipo de problema. “O mar aqui é mais calmo e o trecho lá em Angra é muito maior”, ressaltou.

Quem também participou dos trabalhos da Conifra foi o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno. O gestor sinalizou que o governo tem total interesse em retomar o transporte aquaviário. A secretaria está reformulando estudo sobre a reimplantação do sistema, analisando itens como acessibilidade para as pessoas com deficiência e integração com outros modais, como bicicleta, ônibus e automóvel, além da possibilidade de integração tarifária, com a instituição de bilhete único de transporte público.

Ele lembrou que na outra gestão Renato Casagrande (PSB) entre 2011 e 2014 o tema avançou, com a realização de várias audiências públicas e o lançamento de licitação para a implantação do sistema, mas o edital foi paralisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES).

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