26.9 C
Vitória
segunda-feira, 28 DE abril DE 2025

Aplicativo capixaba oferece experiência personalizada em lazer e turismo

CEO do aplicativo Vibes, Fernando Gregório afirma que, no futuro, grande parte da riqueza mundial será produzida pelo turismo. Setor atrai investimentos

Por Ludmilla Azevedo

Estudos da Organização Mundial do Turismo indicam que, até 2033, 11% do PIB mundial será produzido pela cadeia do turismo. A projeção continua: 13% da força de trabalho mundial vai atuar no segmento de turismo. O CEO do aplicativo Vibes, Fernando Gregório, trouxe esse dado em entrevista ao podcast Destinos ES, apostando que o turismo é a bola da vez e, por isso, é um investimento extremamente rentável. Sua empresa é, inclusive, um caso de sucesso que explora as potências do setor.

O Vibes é um aplicativo que oferece soluções em turismo e lazer para quem busca o que fazer durante uma viagem ou mesmo novas opções na própria cidade onde mora. A ideia nasceu de uma inquietação, quando Fernando e a esposa, Jéssica, assistiam a um filme em um fim de semana de sol.

“Fiquei indignado de estarmos desperdiçando um dia lindo em casa, mas ao mesmo tempo faltava informação sobre lugares legais que podíamos conhecer. Surgiu a ideia de desenvolver um aplicativo que fizesse esse tipo de sugestão, e foram três anos de estudo do mercado e de ouvir as pitangas tanto dos donos de negócios de turismo e lazer quanto do público que é usuário desses serviços”, lembrou o empreendedor.

Enquanto o empresário se queixa da falta de incentivo, do grande esforço e do custo de divulgar seus serviços, o público reclama que não tem opções diferentes para se divertir e que, mesmo se tiver, a informação não chega para as pessoas.

“Percebemos que precisamos mudar essa visão cultural de que no Espírito Santo não tem coisas para fazer nem lugares para conhecer, além de capacitar os empreendedores e a mão de obra para fidelizar o cliente, oferecendo a melhor experiência possível”, afirmou.

LEIA MAIS
Sítio Recanto Mestre Álvaro faz parte do circuito de agroturismo na Serra. Foto: Edson Reis Circuito de Agroturismo da Serra reúne natureza, sabor e tradição - A poucos minutos da capital, a região rural da Serra possui um circuito de agroturismo que é uma ótima opção para quem busca desacelerar nos…
A estátua mede 35 metros de altura e pesa 350 Toneladas. É a maior do BUda no Ocidente e a segunda maior estatua do Brasil. Mosteiro Budista é parada obrigatória Norte do Espírito Santo - Localizado em Ibiraçu, o mosteiro une espiritualidade, beleza natural e tranquilidade a poucas horas de Vitória

Depois de todo esse estudo, surgiu a startup – que é uma empresa que oferece soluções inovadoras envolvendo, na maior parte das vezes, a tecnologia. Com o tempo, o Vibes incorporou a Trip, inteligência artificial que identifica o perfil do consumidor para criar sugestões e dicas personalizadas.

“Ao abrir o aplicativo, uma única pergunta é feita ao usuário: qual a vibes de hoje? A ideia é um rolê gastronômico? Um programa cultural? Um happy hour? Com base nesse interesse, a Trip, nome que demos à inteligência artificial desenvolvida por nós, faz uma busca em bancos de dados para encontrar os melhores museus, bares, restaurantes… E não são necessariamente lugares hypados – ou seja, populares, que todos conhecem. A tecnologia também faz sugestões mais alternativas, mas que dão um match perfeito com o gosto e as experiências anteriores daquele consumidor”.

O aplicativo funciona no Espírito Santo, em São Paulo, Florianópolis e até em outros países como Argentina e Estados Unidos. A ideia é que, até 2026, a cobertura do aplicativo alcance todo o Brasil e, depois, continue se expandindo para mais países e regiões.

“Vamos ser uma startup global – a demanda pelo serviço está aumentando cada vez mais. Convidamos os empreendedores a investirem no setor, ajudando a desenvolver o ecossistema de turismo local e mundial”, concluiu Fernando.

O aplicativo está disponível para download gratuito para Android e iOS. Para saber mais, acesse o Instagram oficial do Vibes, @_appvibes

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

ES Brasil Debate

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

Continua após publicidade

Diversão e Arte

Vida Capixaba