29.9 C
Vitória
domingo, 8 DE dezembro DE 2024

Ano Novo: confira o funcionamento de bancos e supermercados

Os bancos e supermercados, respectivamente, não funcionam nesta sexta-feira (30) e no domingo, dia 1º de janeiro de 2023

Por Amanda Amaral

Em razão das comemorações do Ano Novo, não haverá funcionamento nas agências bancárias do Espírito Santo nesta sexta-feira (30). Além disso, no domingo, 1º de janeiro de 2023, os supermercados também não abrirão.

Sobre os bancos, o anúncio foi feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A exemplo de anos anteriores, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) segue a recomendação da entidade. Desta forma, as agências bancárias não funcionarão nesta sexta-feira (30). Na segunda-feira (02), o expediente é normal.

Como alternativa para o público, a opção são os meios eletrônicos das instituições financeiras como o Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos que podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, transferências, entre outros serviços. Os canais digitais e remotos dos bancos, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente no Natal e Ano Novo.

- Publicidade -

Supermercados

bancos e supermercados
Os supermercados estarão fechados no domingo, dia 1º de janeiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com relação aos supermercados, eles estarão fechados no domingo, dia 1º de janeiro de 2023, feriado de Ano Novo. O motivo para o fechamento se baseia na atual Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicato dos Comeciários do Espírito Santo (Sindicomerciários).

O acordo traz regras sobre a jornada dos colaboradores. Uma delas determina que no dia 1º de janeiro de 2023, por caír no domingo, não pode ser exigido o labor dos funcionários no comércio em geral, segundo explicou nota emitida pela Associação de Supermercados do Espírito Santo (Acaps).

Com relação à véspera do feriado, ou seja, sábado (31), as empresas podem optar por estender o horário de funcionamento das lojas, de acordo com a Acaps. Para isso, os supermercadistas deverão respeitar as regras para prorrogação da jornada de trabalho dos funcionários, que também estão previstas na Convenção Coletiva.

Com informações da Acaps, Febraban e Banestes. 

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA