São 10 máquinas Retorna Machine distribuídas para incentivar o descarte correto de materiais recicláveis, com possibilidade de gerar créditos
Por Redação
Implantado com sucesso em diversos municípios brasileiros pela Ambipar, o modelo inovador de economia circular que incentiva o descarte correto de resíduos recicláveis chegou a Vitória. A partir desta semana, 10 máquinas de reciclagem, conhecidas como Retorna Machines, estarão disponíveis para coleta voluntária de resíduos, em locais de grande circulação de pessoas.
Resultado da parceria do Banestes com a Ambipar, multinacional líder em soluções ambientais, a iniciativa busca promover o consciente coletivo sobre o descarte correto de materiais recicláveis e a importância da economia circular.
Felipe Cury, Head de Pós-consumo da Ambipar Environment, destaca que a chegada no Estado marca um importante avanço no projeto de expansão das Retorna Machines. Além disso, o executivo observa que a parceria com o Banestes deve influenciar outras empresas que desejam colocar em prática ações de incentivo à economia circular.
“A iniciativa não apenas facilita o descarte correto de resíduos, como também garante vantagens que influenciam positivamente a sociedade e estimulam o hábito economia circular. O descarte de embalagens por meio das Retorna Machines gera créditos que poderão ser trocados por benefícios, como vale-transporte, descontos na conta de luz, recarga de celular, e podem até mesmo ser transformados em doações para organizações sociais”, explica o executivo.
“Nossa intenção é fazer com que mais pessoas tenham acesso aos benefícios do programa, por meio da logística reversa, colaborando com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento socioeconômico”, completa Cury.
Para o presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, a iniciativa fortalece as práticas de responsabilidade social e ambiental da instituição e estimula as expectativas em relação à aderência da sociedade ao projeto. “Queremos engajar nossos clientes e a população a compreenderem que a reciclagem dos resíduos gerados é extremamente necessária, principalmente nos dias atuais”, salientou.
Casagrande destaca ainda o pioneirismo do banco na iniciativa. “O Banestes aderiu ao Pacto Global da ONU e estamos atuando de forma pioneira na estruturação de projetos cooperativos, que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todo o Espírito Santo”, afirma.
Inédito na capital capixaba, o projeto oferece aos usuários as facilidades do Programa de Fidelidade da Ambipar e conta com 10 pontos de entrega voluntária estrategicamente selecionados: Shopping Vila Velha, Shopping Moxuara, Shopping Mestre Álvaro, Shopping Boulevard, Clube Álvares Cabral, edifício Palas Center (sede administrativa do Banestes), Faculdade Estácio de Sá Vitória, Palácio Anchieta e Shopping Master Place.